Realizando a educação financeira da família.

Realizando a educação financeira da família

Consegue manejar as suas próprias finanças nem sempre é uma tarefa fácil. Lidar com as finanças de toda a família então é ainda mais complicado. Quando envolve um grupo maior de pessoas, a complexidade e o tamanho do orçamento se amplia. Em tempos de crise como esses, realizar a educação financeira da família é essencial.

Organizando a vida financeira da família

Organizar a vida financeira da família, sempre almejando atingir o equilíbrio do orçamento, tem de haver a participação e compreensão de cada um dos seus membros. De nada adianta os pais terem disciplina, mas seus filhos não colaborarem com as coisas.

Os fundamentos para um planejamento eficiente e que dê bons resultados é ter foco, empenho dedicação, comprometimento e responsabilidade por parte de todos. Quando cada um faz a sua parte, fica mais tranquilo lidar com qualquer situação financeira que seja, favorável ou desfavorável.

Para superar qualquer desafio financeiro que sua família possa ter, preparamos algumas dicas sobre educação financeira para a família.

Organize corretamente as despesas atuais

Assim como ocorre na educação financeira de qualquer segmento social, nesse caso a vida familiar, é fundamental ter ciência de qual o destino que os rendimentos da família estão indo.

Anote detalhadamente todas as despesas da família, desde gastos básicos e essenciais como água, telefone, luz, escola das crianças até o cachorro-quente comprado em alguma barraquinha na rua.

Identifique também onde está o maior volume de gastos da família.

Planeje os gastos futuros antecipadamente

O começo do próximo ano está cada vez mais próximo e sabemos o que isso representa em termos financeiros para a família. Os primeiros meses do ano são repleto de gastos: IPVA, IPTU, matrícula e material escolar das crianças, entre outros.

Para evitar qualquer aperto nessa época, o jeito é planejar tudo com meses de antecedência e poupar dinheiro nos períodos de menor gasto, para arcar com esses custos que sempre tem em começo de ano.

Estipule metas de economia mensais

Baseando-se no orçamento mensal da família, estipule uma quantia para ser poupada 

Síbia Keila

www.sibiakeila.com