Suicídio : Ele pode ser evitado!

No fim da tarde de ontem (20) o mundo foi surpreendido pela notícia do suicídio do vocalista da banda Linkin Park.

Chester Bennington 41 anos, foi encontrado morto por enforcamento em sua casa em Los Angeles.  Segundo  fontes ele vivia numa eterna luta contra drogas  e álcool, o mais curioso é que Chester era amigo do também músico Chris Cornell que morreu em maio e também cometeu suicídio por enforcamento. 

 Imagem: Google 

Imagem: Google 

  Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) 800 mil pessoas cometem suicídio todo ano e já é a segunda causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos de idade. 

Na verdade esse problema é muitas vezes varrido para debaixo do tapete, principalmente na fase da adolescência  quando as pessoas ignoram os sinais e tratam como uma " fase" , no entanto  a maioria dos casos poderia ser evitado. 

A Netflix lançou em Março, a série 13 Reasons Why, a qual conta  a trajetória de Hannah Baker, uma adolescente vítima de bullying  na escola que termina entrando em depressão, resolve gravar 13 fitas cassetes cada uma destinada a alguém que a fez se sentir deprimida. Hannah termina com a sua vida cortando  os pulsos dentro de uma banheira, mas  a todo momento a série mostra que se as pessoas ao seu redor tivessem observado os seus  comportamentos  tudo poderia ter sido evitado. 

Logo em seguida surgiu o barulho  na internet sobro  o jogo da Baleia Azul , um jogo criado na Russia onde os participantes, na maior parte adolescentes tinham que cumprir 50 desafios, eles eram instigados a se automultilarem  até chegar ao último desafio que era o  suicídio , mas até hoje só foi confirmado um caso de morte na Rússia. 

Especialista ainda relatam que quanto maiores os traumas na infância, maiores são as chances da pessoa tentar suicídio na adolescência ou idade adulta.