Liderança e Espiritualidade estão conectadas
O conceito de espiritualidade pode ser definido como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.
Mas o que a espiritualidade pode interferir na vida de um líder empresarial?
Hoje em dia as empresas buscam pessoas com grande nível de inteligência emocional e isso está totalmente conectado a espiritualidade, não se tratando de nenhuma religião específica.
A ideia dessas grandes empresas não é transformar o mundo corporativo em um centro religioso, mas que seus funcionários estejam em harmonia espiritual para que se reflita no desempenho do seu trabalho.
Esse tipo de " espiritualidade" é um nível superior de consciência em gestão.
Segundo Mário Sérgio Cortella, renomado palestrante, educador, filósofo e escritor brasileiro, "Espiritualidade é a capacidade de olhar que as coisas não são um fim em si mesma, que existem razões mais importantes do que o imediato". Com isso as organizações são formadas por indivíduos, que são entidades vivas e por tanto espirituais , cada funcionário possui seus pensamentos e sentimentos próprios, o líder que tem essa conexão consegue perceber isso e conseguir resultados da equipe não só materiais, mas contribuir com o mundo.
O líder que sabe disso escolhe para o seu time pessoas onde seus sonhos e interesses pessoais estão conectados aos valores e princípios da organização , contribuindo com satisfação nas tarefas do dia - a dia o que afeta no atendimento aos clientes , fornecedores e o ambiente de trabalho é mais leve e motivado.