Meditação: mudanças no corpo e na mente

Os benefícios da prática da meditação no organismo e no comportamento humano vem sendo estudado e suas respostas surpreendem cada dia mais. 

Muitas pessoas acham  que a meditação está ligada a religião, mas não,  a prática está ligada unicamente a espiritualidade e a busca pela tranquilidade e autoconhecimento. 

É um momento de exercício interior e concentração profunda. Pare, respire e permita-se esse mergulho para dentro de si mesmo. 

Para a ciência a meditação é uma especie de "musculação mental" ela pode  aumentar a massa cinzenta, alterando o volume cerebral especialmente nas áreas ligadas ao controle das emoções, foco e atenção. 

 Imagem: Google

Imagem: Google

Dentre os diversos outros  benefícios que a meditação pode trazer estão a diminuição de pensamentos negativos, mudanças comportamentais, melhora da atenção, melhora na respiração, aumento da capacidade de concentração, redução do nível de estresse, equilíbrio emocional, aumento da imunidade e  redução de dor crônica. 

Segundo estudos para que a meditação alcance o efeito desejado precisa ser praticada com frequência, bastam 15 minutos diários mas  que seja  da maneira correta : respiração, postura e concentração. 

Alerta dos especialistas : algumas pessoas no começo  não conseguirão  se desligar do mundo ao redor e chegar ao momento de concentração, isso é comum, no entanto com persistência e aos poucos isso irá acontecer.