Dieta sem glúten : Modismo ou necessidade médica?
Aconselhada por gurus da internet, famosos e alguns nutricionistas, a dieta que exclui o glúten do cardápio vêm influenciando e mudando a vida alimentar de milhões de pessoas pelo mundo. Mas será que isso é saudável?
O glúten pode ser encontrado no trigo e em proteínas muito semelhantes como a cevada e o centeio. Ele é a única das proteínas que não pode ser decomposta totalmente pelo corpo humano e transformada em aminoácidos.
Existem pessoas que tem sensibilidade ao glúten, alergia ao glúten ou o mais grave de todos que é a doença Celíaca.
Mas o que é a Doença Celíaca ? é um transtorno grave autoimune do intestino delgado que ocorre em pessoas com predisposição genética e que geralmente acontece desde a infância. Os sintomas incluem dor abdominal, desconforto no sistema digestivo, diarreia crônica, anemia e fadiga. Muitas das pessoas com a doença apresentam insuficiência de vitaminas por causa da diminuição da capacidade do intestino delgado em absorver de forma eficaz os nutrientes dos alimentos. Para essas pessoas o único tratamento eficaz é a dieta sem glúten por toda a vida.
" Eu não indico cortar totalmente o glúten a não ser quem tem a doença celíaca, os pacientes que tem algum tipo de sensibilidade eu indico reduzir a quantidade ingerida de glúten, o que naturalmente vai gerar o emagrecimento, já que se reduz o consumo de carboidrato, então a dieta fica mais proteica". falou a Nutricionista Carolina Simon
A lista de famosos que aderiram a dieta " Glúten Free " conta com a presença de Gisele Bundchen, Lady Gaga, Kim Kardashian e o lutador e esportista Victor Belfort.
" Não existe nenhum estudo que comprove que o glúten é o grande vilão da história, nem que a retirada dele vai ajudar no emagrecimento, muitas vezes ao tirar o glúten da dieta o paciente acaba consumindo outros alimentos industrializados sem glúten que também tem gordura saturada e açúcar". disse Carolina Simon
Para mais informações sobre nutrição com Carolina Simon acesse as redes sociais:
Facebook: @nutricionistalondres - Intagram : @nutricarolinasimon