Dieta sem glúten : Modismo ou necessidade médica?

Dieta sem glúten : Modismo ou  necessidade médica?

Aconselhada  por gurus da internet, famosos e alguns nutricionistas,  a dieta que exclui o glúten do cardápio vêm influenciando e mudando a vida alimentar de milhões de pessoas pelo mundo.  Mas será que isso é saudável? 

O glúten pode ser encontrado no trigo e em proteínas muito semelhantes como  a  cevada e o  centeio. Ele é  a única das  proteínas que não pode ser decomposta totalmente pelo corpo humano e transformada em aminoácidos. 

 Imagem : Google 

Imagem : Google 

 Existem pessoas que tem sensibilidade  ao glúten, alergia ao glúten ou o mais grave de todos  que é a  doença Celíaca. 

Mas o que é a Doença Celíaca ?  é um transtorno grave autoimune do intestino delgado que ocorre em pessoas com predisposição genética e que geralmente acontece desde a infância.  Os sintomas incluem dor abdominal, desconforto no  sistema digestivo, diarreia crônica, anemia e fadiga. Muitas das pessoas com a doença apresentam insuficiência de vitaminas por causa da diminuição da capacidade do intestino delgado  em absorver de forma eficaz os nutrientes dos alimentos.  Para essas pessoas o único tratamento eficaz é a dieta sem glúten por toda a vida. 

" Eu não indico cortar totalmente o glúten a não ser quem tem  a doença celíaca, os pacientes  que tem algum tipo de sensibilidade eu indico reduzir  a quantidade ingerida de glúten, o que naturalmente  vai  gerar o  emagrecimento, já que se reduz o consumo de carboidrato, então a dieta fica mais proteica". falou a Nutricionista  Carolina Simon

A lista  de famosos que aderiram a dieta  " Glúten Free " conta  com a presença de Gisele Bundchen, Lady Gaga, Kim Kardashian e o lutador e esportista Victor Belfort. 

" Não existe nenhum estudo que comprove que o glúten é o grande vilão da história, nem que a retirada dele vai ajudar no emagrecimento, muitas vezes ao tirar o glúten da dieta o paciente acaba consumindo outros alimentos industrializados sem glúten que também tem gordura saturada e açúcar".  disse Carolina Simon 

Para mais informações sobre nutrição com Carolina Simon acesse as redes sociais:

Facebook: @nutricionistalondres - Intagram : @nutricarolinasimon