marilia MacielComment

Alerta para os pais : Desafio da Baleia Azul

marilia MacielComment
Alerta para os pais : Desafio da Baleia Azul

O Blue Wally Game ou Desafio da Baleia Azul é um jogo  virtual Russo o qual tem como objetivo final o suicídio do participante. Cerca de 130 jovens cometeram suicídio na Rússia por causa do game e alguns casos estão sendo investigados no Brasil. 

Entendendo o jogo... 

O jogo que já se espalhou e  chegou até outros países,   há  alguns dias também chegou ao  Brasil e vários casos de suicídios envolvendo adolescentes estão sendo investigados.  O game   consiste em em várias etapas para testar o medo dos participantes, como por exemplo ouvir músicas perturbadoras , desenhar uma baleia no próprio corpo através de cortes e andar em cima de prédios altos.  Por trás do Desafio da Baleia Azul existe um "mentor"  que  comanda as regras do jogo  através de um grupo fechado no facebook e em outras redes sociais, ele é quem direciona quais as etapas seguintes. 

A tal maratona de desafios dura 50 dias, o último desafio é a pessoa tirar a própria vida, cada passo deve ser registrado através de fotos como prova de que cumpriu todas as etapas.  Quem resolve desistir do jogo é perseguido e ameaçado de morte.  

Alerta aos pais

A adolescência é uma fase cheia de conflitos, na qual a maioria das pessoas  se sentem  inseguras e são extremamente influenciáveis, principalmente aqueles jovens  que já possuem características de ansiedade, depressão e pouco contato social. Diante desse jogo perigoso e devastador é importante  observar o comportamento do adolescente  com mais frequência, o que ele faz na internet, isolamento, mudança de apetite, quais roupas está usando, pois isso pode estar escondendo  marcas pelo corpo, essas  são algumas pistas de algo errado pode estar acontecendo.

Com certeza esses jovens que foram vítimas do jogo, deram algum tipo de sinal antes de tirar a própria vida, muitos deles sem saber nem o que estavam fazendo. 

É importante que a escola também abra diálogos sobre o assunto, adolescentes buscam por aliados e esse espaço aberto para comunicação estreita a relação entre a escola e o aluno. Ensinar o valor da vida, da família e das coisas boas que o mundo pode oferecer pode ser a chave para derrotar esse jogo que mais parece uma ficção, mas  infelizmente é real.