marilia MacielComment

Feminismo, quem é você?

marilia MacielComment
Feminismo, quem é você?

" Feminismo : Conjunto de movimentos políticos, sociais , ideologias e filosofias que tem como objetivo comum:  direitos iguais e vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gêneros". 

O movimento denominado de feminismo surgiu há muitos anos e nasceu da luta das mulheres pela igualdade por um tratamento social como os homens recebem.

 Imagem: Tumblr

Imagem: Tumblr

Entendo um pouco da história ...

Lá nos séculos 18 e 19 aconteceu o primeiro movimento feminista onde elas lutavam pelos direitos inclusive ao voto e o ao divorcio. Na década de 60 esse movimento veio   com força total  e as mulheres dessa vez lutavam pela liberação sexual e então foram criadas as pílulas anticoncepcionais. E nos anos 70 chegou a luta pela igualdade no trabalho, a qual se estende até hoje.  São anos de luta e poucos objetivos conquistados,  mulheres em muitos  lugares do mundo ainda não possuem o direito ao trabalho, voto, estudo e outros direitos  básicas. 

Fomos ás  ruas saber a opinião das mulheres reais : 

" Nós temos uma cultura de desvalorizar as próprias mulheres, acredito que essa mudança tem que começar pelas  mulheres que muitas vezes menosprezam o próprio sexo feminino.  Precisa- se   começar a mudar de dentro pra fora". disse Yasmin Ruama, Publicitária, 24 anos. 

"Eu acredito que ainda temos que lutar muito, pois fazemos parte de uma sociedade machista, no entanto  acho alguns movimentos feministas  um pouco exagerados . Muita coisa ainda é obrigação da mulher, como a criação dos filhos onde o homem deveria não apenas  ajudar como  dividir as tarefas". falou Ana Carolina Mathias , Psicológa, 38 anos. 

"É inadmissível que nos tempos de hoje ainda exista pensamentos que diminuam ou desvalorizem a mulher. Temos que  ter direitos iguais, claro existem as  diferenças entre os sexos   no entanto elas devem se  complementar e trabalhar juntas  sem  desvalorizar  ou diminuir  um ao outro". pontuou Anna Isabel Cirne, Arquiteta, 31 anos. 

Nesse dia de luta, de fé, de beleza e delicadeza desejamos à todas : Feliz Dia Internacional da Mulher!