Trabalho X Felicidade
Cristyani Paiva é Psicóloga e Coach de Transição de Carreira e Felicidade Profissional, através da sua história ela nos conta como é possível alinhar trabalho com felicidade.
Quando fiz 18 anos comecei a trabalhar, a ideia era apenas trabalhar e ganhar dinheiro, é assim que a maioria das pessoas entram para o mercado de trabalho. Se eu gostava do que eu fazia no meu trabalho? Isso não era importante.
Conciliava o trabalho com a faculdade de Psicologia, até que um dia resolvi sair e me dedicar aos estágios na minha área da faculdade. Me formei e comecei a exercer psicologia , sempre adorei desenvolvimento humano, só que mais uma vez me deixei levar pelo imediatismo. Início de carreira, sabe como é, retorno financeiro lento junto com imaturidade, e pronto, abandonei minha profissão e voltei para o mundo corporativo em outra área.
Após de 16 anos trabalhando na mesma empresa, comecei a sentir o peso da minha escolha errada e pensei : Será mesmo que tem que ser assim? Eu preciso acordar todos os dias para fazer algo que eu odeio? Sim , porque a essa altura aquilo que eu não gostava eu passei a odiar.
As dores de cabeça aumentaram, as noites de sono perderam a qualidade, a alegria foi diminuindo, o consumo por chocolate e sapatos aumentando, como um espécie de fuga e recompensa por trabalhar demais e cheguei a conclusão que eu precisava mudar ou ficaria doente.
Resolvi então começar a fazer minha transição de carreira e após 18 anos voltei para o mundo do desenvolvimento humano que é o que eu amo fazer. Ufa! Consegui consertar as coisas!
Hoje, meu trabalho é ajudar as pessoas que, como eu, fizeram escolhas erradas e querem consertar tudo. Conheço muitas pessoas que vivem mal e acham que não tem outra solução, mas isso é possível sim e tenho grande prazer em ver os resultados de cada pessoa que atendo o que agrega um valor inestimável ao meu trabalho.
Acredito que o trabalho deve ter uma função muito maior do que ser apenas um meio de sobrevivência, só precisam estar alinhados os seus valores aos seus interesses. O trabalho precisa fazer parte da sua vida, assim como seu casamento, sua família e seus amigos. O que mais vejo atualmente é o contrário, a vida fazendo parte do trabalho e por isso as pessoas estão tão esgotadas, mas acredite que você pode mudar isso , não é fácil mas vale muito à pena.