marilia MacielComment

Você sabe o que são Nutricosméticos?

marilia MacielComment
Você sabe o que são Nutricosméticos?

 

A matéria de hoje foi escrita  pela nossa  colaboradora especial,  Alessandra Furlan Comin. Alessandra é Nutricionista  brasileira e Dietitian Registrada no Reino Unido – DT 28939, é Pós-graduada em Nutrição Clínica e Estética e em  Nutrição Clínica Personalizada. Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição em Estética – SBNE e autora do Manual de Atendimento Nutricional em Estética, 3a edição, editora iPGS

Mas o que seria Nutricosméticos? 

“Nutricosmético” é um termo popularmente conhecido para os produtos derivados de uma combinação entre alimentos, fármacos e cosméticos. Os nutricosméticos têm como objetivo promover a beleza através de um organismo saudável, a partir do uso de ingredientes ativos, apresentando o conceito de “beleza de dentro para fora”. Estes produtos podem atuar auxiliando na prevenção de danos e na melhora da saúde e beleza da pele, cabelos e unhas, e ainda, na melhora da forma corporal.

O mercado oferece, atualmente, uma infinidade de produtos para diferentes necessidades estéticas, incluindo aqueles com ação fotoprotetora (para proteção da pele aos danos da exposição solar), anti-ageing, hidratantes, para prevenção e tratamento de manchas de pele, acne e dermatites, redução da celulite, fortalecimento de unhas e cabelos, dentre outros. Estes produtos podem ser encontrados em diversas formas farmacêuticas, sendo que as mais comuns são as cápsulas e os comprimidos.

Existem ainda os “aliméticos”, que são produtos apresentados na forma de alimentos, como balas, bebidas, chocolates, iogurtes, barras de cereais, etc., e que além de fornecerem a energia e os nutrientes daquele alimento, são adicionados de ingredientes ativos com propriedades estéticas, tais como colágeno hidrolisado, antioxidantes, vitaminas e minerais específicos. Desta forma, os alimentos  podem ser introduzidos nas refeições, como parte do plano alimentar.

A ingestão de nutricosméticos e aliméticos pode ser uma forma de complementar o consumo de substâncias específicas com fins estéticos pelas pessoas, quando estas não são alcançadas apenas pela ingestão de alimentos. Assim, estes produtos visam garantir o fornecimento de nutrientes ou substâncias bioativas em quantidades adequadas, com excelência na absorção dos mesmos, facilitando a melhora de diversos aspectos estéticos.

E dentre tantas opções disponíveis no mercado, como saber se os nutricosméticos devem ser incluídos na rotina, como fazer isso, e qual seria o melhor produto para cada um? Consulte um nutricionista especialista em Nutrição Estética, que é o profissional mais indicado para lhe auxiliar!