Tempo e Produtividade

A Saúde Produtiva da Mulher Moderna

Faça o Tempo Trabalhar para Você

Há infinitos artigos na internet, nas revistas e na TV sobre a saúde do corpo e da mente, sobre a importância de se alimentar e fazer atividades físicas, sobre os relacionamentos… Quando se trata de qualidade de vida, os conteúdos são quase infinitos! Mas percebi que ninguém fala sobre como cultivar a saúde produtiva.

Muitos pensam que produtividade é apenas a capacidade de fazer mais coisas em menos tempo. Disto nascem os workaholics, da forma tão negativa como são representados em filmes: constantemente estressados, sem tempo para a família e amigos, sempre à beira de um ataque cardíaco.

Sua rotina pode ser uma loucura, com um milhão de coisas para resolver e pensar ao mesmo tempo. Contudo, se você cultiva hábitos que são bons para a sua saúde produtiva, não terá que se preocupar tanto. Poderá relaxar e deixar que as coisas fluam naturalmente, afinal tudo estará sob controle.

Por onde começar?

Uma rotina frenética cansa. Então começaremos por aquilo que é o mais importante em sua vida: você mesma.

Elabore uma agenda impecável, na qual não podem faltar 5 elementos principais:

· Horários para se exercitar (no mínimo 30 minutos, 3 vezes por semana);

· Horários para dormir (não são só as crianças que precisam de disciplina neste aspecto);

· Horários para cuidar de sua autoestima, com atividades como fazer as unhas, arrumar o cabelo, depilação…Um dia de princesa é fundamental!

· Horários para estudar e aprender;

· E, é claro!, horários para organizar a sua semana!

Essas 5 coisas combinadas ajudarão a manter a sua saúde física e mental. São elas que vão definir o seu sucesso em tudo o que fizer em sua vida. Mas não é só isso!

É preciso também aprender a dizer “não” para tudo aquilo que é irrelevante na sua vida, especialmente os prazeres imediatos. Mas calma! Não estou dizendo para você deixar de fazer as coisas que acha divertidas.

Deixa-me explicar isso melhor: eu amo filmes e seriados. São meus hobbies favoritos. Só que em vez de fazer uma maratona de 48h que vai ocupar todo o meu final de semana, eu escolho assistir no máximo 2 episódios. Isso para que eu possa me dedicar a outras coisas de que eu também goste durante o restante do meu ócio criativo.

Ser produtiva é fazer as coisas que precisam ser feitas com a melhor qualidade, sem desperdiçar tempo. Divertir-se, dormir, relacionar-se com as pessoas que ama e cuidar da sua autoestima fazem parte disso. A refletir!

Texto: Tatiana Deandhela 

Basta clickar na foto para ter acesso a eBooks gratuitos .