A história das irmãs Mirabal e a violência contra a mulher

A história das irmãs Mirabal e a violência contra a mulher

Se você nunca ouviu falar na história das irmãs de Mirabal, conheça agora Minerva, Patria e Maria Teresa. 

As irmãs Mirabal como eram conhecidas, viviam na República Dominicana em 1960 e foram cruelmente assassinadas por lutarem contra o regime do presidente da época Rafael Leónidas Trujillo. 

No dia 25 de novembro  as  três irmãs foram enforcadas e tiveram seu carro jogado em uma ribanceira para simular um acidente , desde esse dia  a data 25 de novembro foi declarada pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Não- violência Contra a Mulher. 

As irmãs eram de família rica, casadas, com filhos, com cursos universitários e ativistas políticas. Pouco antes de serem mortas uma frase de Minerva anunciava a tragédia :

" Se me matam, levantarei os braços do túmulo e serei mais forte ". 

Parecia uma profecia, as irmãs foram assassinadas e ficaram marcadas na história para sempre e hoje são símbolo da República Dominicana,  além de uma província com o nome das irmãs, a via central e um museu também levam o nome delas. 

Que essa luta pela Não- Violência contra as  Minervas, Patrias e Marias Teresas nunca acabe e que cada dia nos tornemos mais unidas e fortes contra qualquer tipo de violência que afete a nós  mulheres.