A história das irmãs Mirabal e a violência contra a mulher
Se você nunca ouviu falar na história das irmãs de Mirabal, conheça agora Minerva, Patria e Maria Teresa.
As irmãs Mirabal como eram conhecidas, viviam na República Dominicana em 1960 e foram cruelmente assassinadas por lutarem contra o regime do presidente da época Rafael Leónidas Trujillo.
No dia 25 de novembro as três irmãs foram enforcadas e tiveram seu carro jogado em uma ribanceira para simular um acidente , desde esse dia a data 25 de novembro foi declarada pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Não- violência Contra a Mulher.
As irmãs eram de família rica, casadas, com filhos, com cursos universitários e ativistas políticas. Pouco antes de serem mortas uma frase de Minerva anunciava a tragédia :
" Se me matam, levantarei os braços do túmulo e serei mais forte ".
Parecia uma profecia, as irmãs foram assassinadas e ficaram marcadas na história para sempre e hoje são símbolo da República Dominicana, além de uma província com o nome das irmãs, a via central e um museu também levam o nome delas.
Que essa luta pela Não- Violência contra as Minervas, Patrias e Marias Teresas nunca acabe e que cada dia nos tornemos mais unidas e fortes contra qualquer tipo de violência que afete a nós mulheres.