Depressão pós- parto, a vilã entre as mulheres
Por 9 meses a mãe espera ansiosamente para conhecer o rostinho do seu bebê , são planos, sonhos e muito amor acumulado, mas isso tudo pode mudar com a chegada daquele serzinho indefeso. Uma onda de depressão e medo podem tomar conta dos pensamentos da mãe de primeira viagem ou não.
Além dos cuidados no pré- natal, as mulheres precisam entender a grande importância dos cuidados com a saúde mental no período da gestação. A ajuda da família e dos parceiros é de fundamental importância para que tudo ocorra bem até o nascimento e período de amamentação do bebê o qual exige muita renuncia e dedicação da mãe.
Os sintomas da depressão pós - parto geralmente são tristeza, desânimo, fadiga, pensamentos negativos, insegurança, sentimento de culpa e medo. Mulheres que já tiveram quadros de depressão antes do parto tem maior risco de desenvolvê-la nesse período novo da vida.
Mesmo as mulheres que não tem nenhum histórico anterior podem passar uns dias de tristeza profunda após o parto. O puerpério é o período logo após o parto onde a mulher passa por alterações físicas e emocionais. O chamado " Baby blues" é uma tristeza que deve ser passageira causada por alterações hormonais. Caso permaneçam, deve- se procurar um médico.