marilia MacielComment

Estudos comprovam mudanças no cerébro da mãe após o parto

marilia MacielComment
Estudos comprovam mudanças no cerébro da mãe após o parto

Que mudanças acontecem com a gestação e no pós-parto com o nosso corpo, psicológico e personalidade nós já sabíamos, mas você sabia que existe também uma grande alteração na massa cinzenta do cérebro da mulher?

A revista cientifica norte-americana Scientifc American publicou um artigo no último dia (19) onde estudos afirmam que o cérebro feminino apresenta uma expressiva diminuição de massa cinzenta presente em três regiões ligadas a empatia humana.

As mudanças acontecem até dois anos após o parto.  Junto a Universidade de Leiden um grupo de pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona examinaram para a pesquisa 25 cérebros de mulheres após o parto e 25 cérebros de mulheres sem filhos para fazer a comparação.


A mesma pesquisa foi feita com os pais, mas não foi constatada qualquer mudança no sistema nervoso do cérebro paterno.  Segundo os cientistas essa mudança está totalmente atrelada as mudanças da maternidade.

Mudanças hormonais são drásticas no corpo de uma mulher grávida e também em pessoas que estão na fase da puberdade, nesse período as massas cinzentas do cérebro do homem e da mulher também diminuem.

Esse artigo pode explicar a forte e genuína ligação entre mães e bebês não só supostamente afetiva, mas confirmada cientificamente.