As principais exposições para ver em Londres: setembro de 2024

À medida que nos aproximamos do outono, a cena cultural de Londres volta à vida com exibições de sucesso de Van Gogh ao Turner Prize. Aqui está nosso guia para as principais exibições para aproveitar em setembro.  

Arte e Poesia: Van Gogh na National Gallery

Autorretratos, Girassóis, A Noite Estrelada sobre o Ródano. Vincent van Gogh é um dos maiores pintores de todos os tempos e temos uma exposição de suas obras aparentemente a cada dois anos em Londres — somos realmente mimados. Desta vez, é uma olhada em como o artista foi inspirado por poetas, escritores e artistas — e seu tempo em Arles e Saint-Rémy, na Provença, como um período decisivo em sua carreira.

Van Gogh: Poetas e Amantes na National Gallery . 14 de setembro a 19 de janeiro,

Mulher fatal: Pamela Phatsimo Sunstrum no Barbican

Dioramas contam a história de uma personagem de filme noir 'femme fatale' vivendo em um posto avançado colonial imaginário. Descobrimos o que acontece quando nossa personagem principal se desvia da norma e não segue as regras ditadas a ela pela sociedade. Usando desenho, pintura e instalação, a artista canaliza sua experiência de viver na África, Sudeste Asiático e América do Norte nesta exposição intrigantemente envolvente.

Pamela Phatsimo Sunstrum: It Will End in Tears no Barbican , Curve Gallery . De 18 de setembro a 5 de janeiro, gratuito.


Choque cultural: Lap-See Lam no Studio Voltaire

As abordagens ocidentais sobre culturas orientais são frequentemente baseadas em estereótipos e suposições, e isso é evidente nos designs kitsch dos restaurantes chineses. Inspirando-se em um restaurante chinês flutuante de três andares em forma de dragão que mais tarde foi transformado em uma casa de diversões mal-assombrada, Lap-See Lam produziu um filme sobre essa estrutura, sua história e a tradução errônea mais ampla da herança cultural.

Lap-See Lam: Palácio Marítimo Flutuante no Studio Voltaire . 18 de setembro a 15 de dezembro, gratuito.

Arte em um parque: Frieze Sculpture no Regent's Park

Todos os anos, as feiras de arte Frieze London e Frieze Masters se instalam em grandes tendas no Regent's Park. O bônus adicional é o parque de esculturas gratuito que vem com ele — e este ano isso inclui um totem colorido de pílulas gigantes, uma escultura giratória e partes do corpo de cerâmica. No total, 22 artistas internacionais vindos de cinco continentes criam um show que fará famílias, piqueniques e corredores pararem, olharem fixamente e — como sempre — darem suas opiniões sem restrições.

Frieze Sculpture 2024 no Regent's Park . 18 de setembro a 27 de outubro, grátis.

Trabalhando duro: Trabalho duro na Wellcome Collection

Como é fazer um trabalho físico que é inseguro ou prejudicial à sua saúde? A exposição da Wellcome Collection faz conexões entre trabalho subvalorizado, as pessoas que o fazem e os espaços onde ele acontece — colocando em foco as pessoas cuja saúde, trabalho e direitos permanecem ocultos nas margens da sociedade. Apresentando mais de 100 objetos, com obras de arte do mundo todo, Hard Graft destaca as histórias de resistência e o poder da ação coletiva dos trabalhadores em resposta às suas condições de trabalho — de protestos organizados a práticas de cura espiritual e medicinal.

Hard Graft: Trabalho, Saúde e Direitos na Wellcome Collection . 19 de setembro a 27 de abril, gratuito.

Todas as cores: Michael Craig-Martin na Royal Academy of Arts

Michael Craig-Martin recria itens cotidianos e obras-primas históricas em seu estilo gráfico colorido característico. Esta exposição dá uma olhada mais ampla em sua carreira, reunindo mais de 120 obras importantes que abrangem desde a década de 1960 até os dias atuais, incluindo escultura, instalação, pintura e desenho — bem como obras recém-concebidas para a ocasião.

Michael Craig-Martin na Royal Academy of Arts . 21 de setembro a 10 de dezembro, £ 22-£ 24,50.

Quatro olhos no prêmio: Prêmio Turner na Tate Britain

O prêmio sobre o qual todos adoram ter uma opinião está de volta a Londres este ano, e é uma das listas mais fortes até o momento. Pio Abad explora os impactos do colonialismo, Claudette Johnson desenha figuras negras enormes, e Jasleen Kaur e Delaine le Bas aprimoram suas heranças sikh e roma de Glasgow, respectivamente, para criar ambientes imersivos.

Prêmio Turner 2024 na Tate Britain . 25 de setembro a 16 de fevereiro, £ 14.

Ao infinito e além: Yayoi Kusama no Victoria Miro

A rainha das bolinhas e salas infinitas está de volta com mais uma exposição na galeria Victoria Miro. Esta inclui uma nova sala infinita, esculturas novas no terraço e uma série de pinturas recém-cunhadas que são minuciosamente detalhadas, com toques de cor caracteristicamente ousados, referenciando os universos microscópico e macroscópico.

Yayoi Kusama: Todos os dias rezo por amor no Victoria Miro . 25 de setembro a 2 de novembro, gratuito.

Comércio histórico: Rotas da Seda no Museu Britânico e na Biblioteca Britânica

As Rotas da Seda facilitaram as interações econômicas, culturais, políticas e religiosas entre o Oriente e o Ocidente — e em setembro duas exposições separadas sobre o tópico chegam a duas grandes instituições de Londres. O Museu Britânico expõe como as Rotas da Seda eram compostas de redes sobrepostas que ligavam comunidades pela Ásia, África e Europa; a exposição desvenda como as jornadas de pessoas, objetos e ideias que formaram as Rotas da Seda moldaram culturas e histórias. A Biblioteca Britânica tem um foco mais restrito no oásis de Dunhuang, na borda do Deserto de Gobi, lançando luz sobre as histórias pessoais daqueles que viveram, viajaram, trabalharam e adoraram lá há mais de 1.000 anos.

Silk Roads no Museu Britânico . 26 de setembro a 23 de fevereiro, £ 17.
Um oásis na Rota da Seda: vida na antiga Dunhuang na Biblioteca Britânica . 27 de setembro a 23 de fevereiro, £ 8.

Mostre-me os Monets: Monet e Londres no The Courtauld

Sim, Claude Monet pintou belos jardins e nenúfares, mas ele também usou Londres como sua musa. Durante suas três visitas à capital entre 1899 e 1901, ele pintou a Ponte Charing Cross, a Ponte Waterloo e as Casas do Parlamento. Ele planejou originalmente mostrá-las em Londres, mas isso não deu certo, e agora a Courtauld Gallery realizará a ambição não realizada de Monet de exibir esse distinto grupo de obras em Londres, a apenas 300 metros do Savoy Hotel, onde muitas delas foram pintadas.

Monet e Londres. Vistas do Tâmisa no The Courtauld . 27 de setembro - 19 de janeiro, £ 16.

Guerra psicológica: Guerra e a Mente no IWM Londres

O elemento psicológico de qualquer conflito pode ser tão poderoso quanto o físico. Como os países fomentam um senso de "nós" contra "eles"? Como populações civis exaustas são convencidas a suportar? E quão devastador pode ser o estresse mental da guerra? Esta exposição analisa todos esses aspectos e como eles foram integrados aos esforços de guerra, tanto da perspectiva do Reino Unido quanto de outras nações.

Guerra e a Mente no IWM Londres . 27 de setembro a 27 de abril, gratuito.

Corrida mais curta e eventos menores

Nesta seção, nos afastamos das grandes exposições e nos concentramos em exposições menores, algumas das quais também duram menos tempo.

Com uma ótima mistura de pintores, fotógrafos, escultores e mais, o ArtGemini Prize* reúne as obras de 36 artistas emergentes e em meio de carreira na London Lighthouse Gallery (5 a 15 de setembro, gratuito). Embora muitas exposições de pós-graduação tenham ocorrido durante o verão, ainda há uma chance de ver as obras dos graduados em MA na City & Guilds London Art School * (10 a 14 de setembro, gratuito), que sempre impressiona com suas exposições.

Em setembro, Londres também ganha uma dose de design, já que o London Design Festival anual retorna com instalações, palestras e eventos por toda a cidade (de 14 a 22 de setembro, a maioria gratuita), incluindo o Light in Motion , onde 12 designers, artistas e engenheiros independentes exibem objetos de design colecionáveis, obras de arte de iluminação de parede e instalações no The Art House , no leste de Londres (de 13 a 22 de setembro, gratuito).

Se feiras de arte são para você, então o melhor da Grã-Bretanha estará na Saatchi Gallery para a British Art Fair (26 a 29 de setembro, £ 22), obras que vão de David Hockney e Bridget Riley até jovens artistas que estão fazendo seu nome. Na Oxo Bargehouse, a Roy's Art Fair retorna (27 a 29 de setembro, grátis) com muitos artistas emergentes acessíveis sob o mesmo teto, você pode comprar diretamente do artista.

FONTE

Previous
Previous

Rastreie o Memorial Anti-Guerra de Londres

Next
Next

O que fazer neste fim de semana prolongado em Londres: 24 a 26 de agosto de 2024