Sobre Economia
Agora você já entende mais sobre a história do poder financeiro da nossa sociedade, já dá para entender mais a fundo como funciona a nossa Economia mundial.
Para quem não sabe, Economia é basicamente um conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens que visam à distribuição, produção e o consumo de bens e serviços necessários para a sobrevivência e qualidade de vida. Ela estuda como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter outros tipos de utilizações, na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos de sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. No sentido figurado e sendo bem direto, economia significa o controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade.
A palavra "economia" em si, deriva da junção de dois termos gregos. "Oikos" e "nomos", que significa casa e costumes. Essas palavras juntas dão um significado de "Regras ou administração da casa". O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos. Porque esse é o problema central de qualquer sociedade, a distribuição e gestão de seus recursos e bens de valor. Independente de sua situação financeira, em uma sociedade é a escassez que consequentemente traz a necessidade de escolha. A escassez de recursos sugere a ideia de que os recursos materiais são limitados e que não é possível produzir uma quantidade infinita de bens, e tendo em conta que os desejos e as necessidades humanas são ilimitadas e insaciáveis, temos aí um problema.
E partindo desse princípio, a economia observa o comportamento humano, a relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades. A ciência econômica tenta explicar o funcionamento dos sistemas e as relações com os agentes econômicos, que podem ser as empresas ou as pessoas, refletindo sobre os problemas existentes e propondo soluções.