Maquiagem para pele madura
Fazer uma maquiagem na pele madura tem seus truques. "O principal deles é usar produtos leves e hidratantes, para não marcar rugas e linhas de expressão", diz o make up artist Kaká Moraes.
Sim, nessa fase elas dão as caras, principalmente se a pele for clara. A dermatologista Michele Monteiro, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma que neste momento perdemos, aproximadamente, 30% de colágeno, o que torna a pele mais flácida e fina. "Há uma diminuição de fibras elásticas e da capacidade de hidratação", diz.
Maquiagem para pele madura
Quando falamos de make em peles maduras, o cuidado deve ser redobrado. O uso de produtos errados ou em excesso traz um efeito negativo, evidenciando ainda mais as linhas de expressão.
Segundo o maquiador Well Dias, o segredo é a hidratação e o toque de leveza na aplicação dos produtos — como o primer e a base.
"Costumo começar a maquiagem com a limpeza. Depois, venho com um hidratante para obter um melhor deslizamento dos produtos e evitar acúmulo nas linhas de expressão", diz.
Primer e base
Depois desse skincare básico, é a hora de aplicar um primer para peles maduras apenas nas partes do rosto onde há poros dilatados. "Na hora de escolher a base, prefira as mais cremosas e luminosas no lugar das muito opacas ou em pó", afirma Dias.
Usar a esponja para dar acabamento ajuda bastante no aspecto natural.
Olhos suaves
Em seguida, é o momento de maquiar os olhos. "Para a sombra, tons terrosos são sempre uma boa opção, trazendo profundidade ao olhar e jovialidade", diz Well Dias.
O segredo é aplicar uma camada fina, bem leve e só na pálpebra móvel e na raiz inferior dos cílios, para marcar os olhos com suavidade. Para elevar as pálpebras, vale colar cílios postiços no canto dos olhos", afirma.
Corretivo na medida
"Com os olhos prontos, volto para a pele e aplico o corretivo. Escolho a cor âmbar para olheira e manchas de melasma, e, na sequência, uso uma base bem fluida. A Backstage da Dior, por exemplo, é superleve, mas permite criar camadas de cobertura nas partes necessárias", diz o maquiador.
Blush e iluminador
Para dar uma corzinha, o melhor blush é o cremoso. "Ele não sela e conserva o viço natural da pele", diz Well Dias. O lugar para aplicar é no ponto mais alto da maçã, dois dedos abaixo do canto externo dos olhos, puxando o pigmento até a raiz do cabelo. Dessa forma, ele não chama atenção para a pele, já não tão firme.
Nos lábios, pode tudo
Já foi o tempo que mulher depois dos 40 não podia passar batom vermelho. Porém, como a cor destaca tudo o que está em volta, se quiser disfarçar pequenas imperfeições, melhor apostar no batom cor de boca, puxado para o rosa.
"Para destacar o contorno, desenhe os lábios com lápis, antes de aplicar o batom", diz Kaká Moraes.
Fonte: Blog UOL