10 Anos das Passarelas de Vidro da Tower Bridge

Como é que se melhora um ícone como a Tower Bridge? Instalando pavimentos de vidro nos passadiços de alto nível, 42 metros acima do Tamisa, claro! O piso de vidro no passadiço oeste foi inaugurado a 10 de novembro de 2014, seguido de outro conjunto de painéis de vidro no passadiço leste, a 1 de dezembro de 2014. O trabalho levou seis semanas a 20 trabalhadores, mas valeu a pena; até à data, mais de 7,2 milhões de visitantes aventuraram-se sobre o vidro. Horace Jones deve estar a dar um pontapé em si próprio por não ter inventado isto.

Afinal, qual é exatamente o objetivo de um piso de vidro? Daqui de cima, os visitantes podem ver o tráfego rodoviário (incluindo táxis e autocarros vermelhos) a passar por baixo, ou - quando as básculas estão abertas - o tráfego fluvial a passar. Alguns têm até a sorte de ver um dos elevadores da ponte em ação. Os passadiços também proporcionam o que é talvez o melhor ponto de observação da Maratona de Londres em qualquer lado.

É possível utilizar os passadiços para outras coisas? E como! Já houve numerosos pedidos de casamento, casamentos, aulas de ioga... até já foram usadas como passadeira de gatos (aparentemente, 4.500 cães, gatos e outros animais já se pavonearam pela passadeira). Em março de 2024, a artista Anahita Harding meteu-se num saco-cama e deitou-se na passadeira durante oito horas e meia. Se isso não curar o seu medo das alturas, nada o fará.

Então, o que é que a Tower Bridge vai fazer a partir daqui? Que tal instalar uns painéis falsos de vidro rachado como os que existem no passadiço à volta das Montanhas Taihang Orientais na China? Isso iria animar as coisas - especialmente as recepções de casamento.

Mas, falando a sério, há alguma nova ação em termos de chão de vidro no horizonte? Quando abrir em 2025, o V&A Storehouse East convidá-lo-á a caminhar sobre vidro diretamente por cima da ornamentada Agra Colonnade. Já tivemos o prazer de o fazer, mas no dia da imprensa não havia fotos, por isso terá de o imaginar por agora.

De qualquer modo, feliz décimo aniversário para os passadiços de vidro da Tower Bridge! Ah, sim, mais uma coisa - o vidro foi efetivamente substituído em junho de 2024. Portanto, os passadiços têm 10 anos ou quatro meses?

FONTE

Previous
Previous

Comportamento humano: entenda a importância de compreendê-lo

Next
Next

Gingerbread City 2024: De volta a cidade dos biscoitos em miniatura