Quando Londres estava tão fria que o Big Ben congelou

Como é que se sabe se está mesmo frio em Londres? O Big Ben congela.

“A neve caiu em Londres até às 3 da manhã”, escreveu o Liverpool Echo em 14 de janeiro de 1955. “Estava a cair continuamente há 12 horas.”

Na rede do Tube, os serviços “fantasma”, sem passageiros, funcionaram durante a noite, para garantir que os carris não congelassem. Mas enquanto o Tube se mantinha em movimento, outro ícone londrino estava a ter dificuldades. “Centenas de pessoas que atravessavam a ponte de Westminster para o trabalho, ao início do dia, olhavam com surpresa para o relógio cinzento e apagado e para os ponteiros que permaneciam imóveis”, escreveu o Echo.

Os montes de neve tinham-se espalhado pela face leste do relógio do Big Ben, ao ponto de a neve acabar por entupir os ponteiros. Às 3h25 da manhã, o Big Ben parou. E ali ficou, literalmente congelado no tempo durante quatro horas e meia. Depois, às 7h50, algo aconteceu:

“...o ponteiro dos minutos saltou subitamente para as 3.30 e depois lentamente para as 4 horas. Quando a hora de Greenwich chegou às 8 horas, o Big Ben deu quatro badaladas solenes.”

Assim, o relógio voltou a funcionar, mas com um atraso significativo. Só mais tarde nessa manhã é que três mecânicos, empregados pela empresa que tinha fabricado o relógio, voltaram a pôr o Big Ben a funcionar corretamente.

Esta não foi a única vez que o Big Ben foi parado pelo tempo ártico. Em 26 de janeiro de 1945, os seus martelos congelaram, o que fez com que os familiares bongos fossem temporariamente silenciados. “Entre os martelos e os sinos existem amortecedores de borracha que impedem que os sinos sejam tocados com demasiada força”, explicou o então engenheiro residente da Câmara dos Comuns, A.W. Nattersley. “As geadas fortes podem congelar os amortecedores e destruir a margem de elasticidade que permite que os sinos sejam tocados.”

Na década de 1960, Londres assistiu a uma série de encontros especialmente frios, um dos quais paralisou o mostrador do relógio do Big Ben, na véspera de Ano Novo.

Algo semelhante aconteceu durante os nevões tumultuosos de 11 de dezembro de 1981, quando o mecanismo pareceu congelar os quatro mostradores do relógio. “Pelo menos a Sra. Thatcher estava com uma disposição jovial, atirando bolas de neve aos fotógrafos perto de Shrewsbury”, diz o Newcastle Journal.

FONTE

Previous
Previous

A personalidade coletiva: como as pessoas agem em grupos

Next
Next

Redes sociais e saúde mental: influência e impacto dessa relação