5 Coisas para ver no Vale de Wye e na Floresta de Dean

É uma das regiões mais bonitas de Inglaterra (e do País de Gales). Veja aqui por que ir a Wye.

O serpenteante rio Wye é o quarto rio mais longo do Reino Unido e forma um longo trecho da fronteira entre a Inglaterra e o País de Gales. É também uma beleza absoluta, serpenteando entre colinas íngremes, passando por ruínas antigas e árvores imponentes. A Forest of Dean começa na sua margem oriental, cobrindo grande parte da terra entre o Wye e o Severn.

Este é um território privilegiado para caminhadas e passeios de caiaque, com muitos centros culturais para explorar. Tendo visitado recentemente numas férias em família, aqui estão as nossas 10 melhores recomendações. A maioria delas pode ser feita em meio dia, portanto, considere combinar duas atrações próximas em qualquer dia.

1. Vista da rocha Symonds Yat

Diga a alguém que vai para Wye Valley e (se essa pessoa já lá tiver estado) acenará com a cabeça e dirá: “Ah, tens de experimentar Symonds Yat”. É o equivalente de Wye ao London Eye - a única coisa que todos os visitantes de primeira viagem devem fazer, e com vistas igualmente impressionantes (embora muito diferentes).

Symonds Yat é uma aldeia que se estende ao longo do rio Wye mas, o que é mais importante para o turismo, também se situa por baixo de um dos mais espantosos miradouros do oeste de Inglaterra. O rochedo, com as suas panorâmicas arrebatadoras, atrai os seres humanos há pelo menos 12 000 anos. A partir daqui, é possível ver quilómetros de distância, mas também se obtém uma excelente vista de peregrinos, abutres e outras aves de rapina que fazem os seus ninhos na superfície da rocha.

Há um parque de estacionamento mesmo no topo da rocha, e subir as pistas estreitas e extremamente íngremes é uma experiência memorável por si só. De volta ao vale, você pode tentar andar de caiaque ou atravessar o Wye na famosa balsa puxada à mão.

2. Um labirinto vivo e sombrio

À sombra de Symonds Yat encontra-se um dos labirintos de sebes mais famosos de Inglaterra. O aMazing Hedge Puzzle foi criado pelos irmãos Lindsay e Edward Heyes em 1977 e os dois ainda cumprimentam pessoalmente os visitantes até hoje. Depois de desvendar a atração labiríntica, espera-o um pequeno Museu do Labirinto.

O local inclui várias outras diversões, que podem ser pagas individualmente ou como um bilhete combinado. Experimente o mini-golfe, acenda o laser tag ou desfrute de uma visita mais descontraída ao zoo de borboletas.

3. O encanto silvestre de Puzzlewood

“Por favor, ponham as vossas canetas de volta no capacete do Darth Vader quando saírem da floresta.” Este é o pedido que é feito a todos os visitantes de Puzzlewood - uma atração da Floresta de Dean com ligações extra-galácticas.

Provavelmente já viu Puzzlewood sem se aperceber. Os bosques aqui são tão apelativos que foram escolhidos para inúmeras produções de Hollywood e da BBC. O primeiro impasse entre Kylo Ren e Rey em Star Wars: The Force Awakens, por exemplo, aconteceu aqui. Doctor Who fez visitas repetidas.

O bosque é um labirinto (verdadeiramente) de ravinas, montes, raízes pendentes, formações rochosas, degraus e passadiços. Ser-lhe-á entregue uma folha com as caraterísticas naturais a ter em conta, o que torna a exploração do bosque ainda mais aliciante.

Os visitantes com crianças também podem considerar dar um salto à estrada para Perrygrove. A sua principal atração é um pequeno caminho de ferro histórico, que percorre alguns hectares de floresta. O local também contém dois parques infantis e um celeiro de jogos. Puzzlewood e Perrygrove juntos são um excelente passeio em família.

4. As ruínas da Abbey de Tintern

O ponto de referência mais famoso ao longo do vale é, sem dúvida, a Abadia de Tintern. Esta ruína medieval no lado galês do rio era um íman para poetas e pintores da era romântica. As ruínas cobertas de hera num vale profundo e arborizado eram a própria personificação do pitoresco. Infelizmente, a hera foi retirada há muito tempo para proteger a pedra, mas este grande sobrevivente da era monástica ainda é profundamente impressionante.

Uma vez terminada a visita (demora cerca de duas horas), a vizinha Anchor Inn oferece comida e bebida de qualidade, com uma grande esplanada-cervejaria e uma área de recreio familiar. Existem muitas outras opções a uma curta distância a pé na aldeia de Tintern.

5. Ver um mapa mundialmente famoso

Todas as cidades ao longo do Vale de Wye merecem ser exploradas, mas a cidade catedral de Hereford é imperdível. Os seus belos edifícios e a sua antiga rede de ruelas (para não falar dos pubs) manterão um urbanista feliz durante horas. Mas o seu principal tesouro reside na catedral.

Trata-se do Mappa Mundi, uma carta do século XIII sobre o mundo conhecido na altura. Pode facilmente passar meia hora a estudar esta obra de arte única. Como todos os bons mapas, fascina a vários níveis. Não se trata apenas de um mapa do mundo, mas de um mapa de uma visão do mundo. Jerusalém é colocada no centro, um sinal da sua importância. As terras circundantes são povoadas por criaturas de mitos e lendas, bem como por uma fauna mais realista. A exposição de apoio é excelente e especialmente bem direcionada para as crianças. Não deixe também de passar algum tempo na “biblioteca acorrentada” (onde todos os tomos estão presos às prateleiras com correntes) - o maior exemplo sobrevivente no mundo.

Enquanto estiver em Hereford, considere uma refeição no café da igreja de Todos os Santos, onde, no nível do mezanino, pode ver uma das esculturas medievais mais marotas que existem (NSFW).

FONTE

Previous
Previous

9 Coisas para fazer em Londres para iluminar as noites escuras

Next
Next

5 Castelos históricos para visitar em Essex