Adriana Chiari Magazine

View Original

Em benefício de Pablo Fanque, o maior showman vitoriano

Você consegue nomear a única rua de Londres mencionada em uma música dos Beatles 1 ? É Bishopsgate. E ela aparece naquela notável faixa do Sgt. Pepper, “Being For the Benefit of Mr Kite

A música, gravada em 1967, é uma programação de atos circenses, tudo preparado para um embaralhamento carnavalesco. O Sr. K. pulará através de um barril de fogo real. Um Sr. H menos pirotécnico demonstrará “dez cambalhotas… em solo firme”. E, claro, Henry the Horse dança a valsa. Tudo isso no sábado em Bishopsgate — não se atrase!

Se parece que foi tirado diretamente de um pôster de circo vitoriano, é porque foi. Enquanto filmava material promocional para Strawberry Fields, John Lennon encontrou por acaso uma conta de circo de 1843 em uma loja de antiguidades em Sevenoaks, Kent. Duas semanas depois e — com uma ajudinha dos amigos — ele criou uma música e a gravou. A maioria dos nomes e feitos de desafio à morte foram tirados do pôster, embora o cavalo vitoriano valsando fosse chamado de Zanthus, não Henry.

Bem no topo da conta está o nome do dono do circo: Pablo Fanque. O próprio Sr. Fanque faz uma aparição na canção dos Beatles, quando descobrimos que os Hendersons estão “atrasados ​​na Feira de Pablo Fanque.

Já ouvi esse nome ser cantado uma centena de vezes — assim como milhões e milhões de pessoas que possuem uma cópia de Sgt. Pepper, o álbum mais vendido dos anos 1960. Mas eu nunca tinha realmente pensado duas vezes sobre o verdadeiro Pablo Fanque antes. Quem era ele? Vamos responder imediatamente com um subtítulo...

O primeiro dono de circo negro da Grã-Bretanha

Fanque começou a vida em Norwich sob o nome menos memorável de William Darby. No entanto, os detalhes são contestados. A visão consensual (e censitária) é que ele nasceu em 1810, filho de John e Mary Darby. Por outro lado, sua lápide registra um nascimento em 1796. Alguns obituários dão 1804 como o ano de nascimento. Escolha o seu.

Também não está claro como a família veio a residir em Norwich. Na certidão de casamento de Fanque, a ocupação de seu pai é dada como "mordomo". Biógrafos especularam que o pai de Fanque era africano e veio para o Porto de Norwich para entrar no serviço doméstico, mas os registros são obscuros.

Ainda menino, Fanque foi aprendiz do famoso proprietário de circo William Batty. Ele apareceu pela primeira vez em cartazes como “Young Darby” em 1821. Em meados da década de 1830, seu nome artístico incomum (registrado pela primeira vez em 1833) é facilmente encontrado em dezenas de reportagens e anúncios de jornais. Ele é elogiado como “O saltador mais alto da Europa” em Liverpool; um “voltigeur mais ousado” em Southampton; saltando através de um “arco de adagas reais” em Birmingham; e limpando “TEN HORSES &c., &c.” em Leeds. O último show o teve acompanhado por um Mestre Pablo Fanque, “o artista mais jovem do mundo”, e presumivelmente seu filho.

Não consigo encontrar nenhuma explicação sobre o porquê de ele ter adotado seu apelido incomum. Quero dizer, obviamente, "William Darby" não é um nome artístico, então ele sempre o mudaria para algo mais chamativo. Mas por que Pablo Fanque? É possível que ele tenha conhecido ou lido sobre alguém chamado Fanque, embora o sobrenome pareça ter sido extremamente raro — só consigo ver algumas ocorrências em vários arquivos. Curiosamente, a frase anglo-chinesa "fan-qui", que significa "estrangeiro" (ou, às vezes com um sentido pejorativo de "diabo estrangeiro"), parece ter sido comum na década de 1830. Talvez Darby estivesse reapropriando uma calúnia como seu nome artístico — embora isso seja pura especulação da minha parte.

Fanque se apresentou por toda a Inglaterra, mas foi em Londres e seus arredores que sua reputação foi feita. Uma de suas primeiras apresentações no sudeste foi um “Grand Scottish Fate” no The Lawns em Croydon, que ocorreu em 16 de setembro de 1834. Poucos anos depois, ele estava se apresentando no estimado Astley's Circus perto da Westminster Bridge. As multidões de Londres o amavam.

Astley's é o marco zero do circo. Este edifício, que ficava no extremo norte da Westminster Bridge Road, foi o primeiro local do mundo a apresentar shows acrobáticos no agora conhecido picadeiro de circo. Ele foi fundado por Philip Astley em 1769 e ainda estava forte quando Pablo Fanque chegou à cidade 50 anos depois.

Fanque parece ter feito sua primeira apresentação no famoso local em 1839, quando nos foi prometido que ele "executaria seus maravilhosos exercícios na Slack Rope". A partir de 1841, William Batty assumiu a propriedade do Astley's, e Fanque era uma atração frequente. Por volta dessa época, ele parece ter desviado suas atenções das artes de salto e mais para questões equestres. Uma crítica de 1841 no Illustrated London News observa que "o Sr. Pablo treinou [seu cavalo] para fazer os feitos mais extraordinários do 'manège' (uma forma de adestramento), uma arte até então considerada pertencente apenas aos professores franceses e alemães de equitação, e seu estilo certamente excede em muito qualquer coisa que já tenha sido trazida do continente.

Fanque fundou sua própria companhia logo depois. O Circus Royal de Pablo Fanque, como é chamado no pôster do "Mr Kite", passou a maior parte do tempo em cidades do norte, bem como temporadas em lugares como Belfast, Cork, Glasgow e Edimburgo. Fanque ocasionalmente retornava ao sul. Em 1847, por exemplo, ele estava impressionando Astley's mais uma vez, com seus "Highly tuteled steeds". Infelizmente, não há evidências de que sua trupe tenha visitado Bishopsgate (não conhecida por seus circos, exceto pela rua de Finsbury Circus).

O circo de Fanque teve seus altos e baixos, e não apenas no trampolim. Em 1859, o showman estava no tribunal enfrentando seu antigo mentor William Batty, em uma disputa sobre propriedade de bens. Fanque estava falido, mas, no verdadeiro estilo tumbler, se recuperou e se tornou um dos homens de circo mais renomados do país.

A conquista faz de Fanque não apenas o primeiro dono de circo negro conhecido, mas também um exemplo muito raro de um empresário negro bem-sucedido na Grã-Bretanha de meados do século XIX. Ele parece ter sido amplamente respeitado. Uma carta de 1843 ao Blackburn Mercury observa que: “Tal é [seu] caráter de probidade e respeitabilidade, que onde quer que ele tenha estado uma vez, ele pode ir novamente; sim, e receber o semblante e o apoio dos sábios e virtuosos de todas as classes da sociedade.” Ele até se tornou autor, escrevendo um livro sobre treinamento e doma de cavalos em 1860.

Não apenas um empresário de sucesso, Fanque também era um generoso apoiador dos menos afortunados que ele. Ele regularmente organizava eventos beneficentes para causas beneficentes, assim como pessoas como Mr. Kite. Durante um de seus últimos shows em 1871, ele convidou as crianças do asilo de Stockport para assistir à ação “de graça, grátis, por nada”.

Fanque teve quatro filhos, que seguiriam os passos do pai no ritmo do ringue. Sua primeira esposa Susannah morreu tragicamente em 1848 quando parte de um prédio de circo em Leeds desabou. Embora muitos espectadores tenham sido jogados de seus assentos, Susannah foi a única fatalidade. O próprio Fanque morreu de bronquite em 1871. Ele está enterrado em Leeds com Susannah. Seu funeral foi assistido por seu "célebre pônei de performance" Wallett. Não há registro se ele dançou uma valsa.

E o Sr. Kite?

Um nome familiar em sua vida, Pablo Fanque foi quase esquecido na década de 1960, quando John Lennon tirou seu nome da obscuridade. Mas e o Sr. Kite, que ganha ainda mais reconhecimento de nome graças ao seu lugar no título da música?

William Kite era um rapaz de Londres, nascido em Lambeth, não muito longe do Astley's Circus. Ele era um talentoso acrobata, seguindo os passos de seu pai James Kite, que era um notável proprietário de circo. William se juntou à feira de Pablo Fanque em 1843, se apresentando na corda bamba e no cavalo. O pôster de John Lennon é do mesmo ano e anuncia um "benefício" para o Sr. Kite. Os benefícios eram realizados para arrecadar dinheiro para um artista em particular, às vezes se eles estivessem passando por momentos difíceis ou precisassem de fundos de aposentadoria, mas frequentemente apenas para remuneração profissional. Kite parece ter permanecido na Fanque's por alguns anos após seu último e famoso Benefit, mas sua vida subsequente é um completo mistério.

Um Sr. J. Henderson também é mencionado no pôster e este é John Henderson, um artista de circo completo que era bem conhecido no circuito durante os anos 40 e 50. Lennon pluralizou seu nome para dizer "Os Hendersons estarão todos lá" e, curiosamente, John Henderson se apresentou ao lado de sua esposa, Agnes Henderson, em outros shows.

Não há relatos da imprensa sobre a apresentação do Benefit. Para os participantes, certamente era apenas mais um show — um dos milhares que eles encenariam ao longo de suas carreiras. Não seria delicioso viajar de volta no tempo e contar a eles? Entrar no camarim após o evento, dar um tapinha nas costas dos Srs. Kite, Fanque e Henderson e revelar que um bilhão de pessoas um dia ouviriam sobre o show que eles acabaram de encenar? E tudo por causa de uma descoberta casual em uma loja de antiguidades de Sevenoaks, 124 anos depois.

See this content in the original post