Mitos e verdades sobre os lubrificantes íntimos

Ainda nos dias de hoje, o uso de lubrificantes é um assunto considerado tabu na sociedade e em grande parte pela falta de conhecimento. Além de deixar o sexo mais prazeroso, os lubrificantes podem auxiliar em várias etapas da jornada íntima feminina e, em diferentes momentos, como o uso de coletor menstrual, em casos onde a mulher possui dificuldades de lubrificação natural e ressecamento. 

Segundo Marina Ratton, fundadora e CEO da Feel, femtech de produtos veganos voltados para a higiene e bem-estar íntimo da mulher, os lubrificantes podem ser usados de forma saudável e contribuem para o conforto e prazer femininos. “O uso de bons lubrificantes ajudará a encontrar mais prazer em todos os momentos íntimos, além de uma conexão mais profunda com você mesma ou com sua parceria”.

Veja abaixo os mitos e verdades sobre o uso de lubrificantes:

1 - Deve ser utilizado somente durante o sexo

MITO - Os lubrificantes podem ser utilizados diariamente por mulheres que não possuem lubrificação natural e sentem desconforto. A lubrificação melhora o sexo e não deixa que o ressecamento vaginal, ocasionado por vários fatores, tire o prazer do momento. Os lubrificantes também podem ser usados diariamente como uma hidratação vulvar e vaginal para aliviar o ressecamento causado pelo uso da pílula anticoncepcional ou menopausa.

2 - É um aliado da menopausa

VERDADE - No período da menopausa as mulheres sofrem mudanças hormonais significativas e é muito comum os ginecologistas indicarem o uso de cremes tópicos de estrogênio que possuem hormônios. Os lubrificantes podem ser utilizados para o mesmo fim e têm um diferencial importante, não possuem hormônios.

3 - Dificulta a excitação da mulher

MITO - Um bom lubrificante íntimo aprimora qualquer tipo de sexo, anal ou vaginal, em parceria ou solo, com ou sem brinquedos. Em um estudo com mais de 2.400 mulheres, os lubrificantes à base de água foram associados a um maior prazer e satisfação no sexo vaginal, sexo solo e sexo anal. Mesmo se você tiver lubrificação vaginal natural suficiente, uma quantidade adicional de lubrificante pode transformar para melhor seu prazer.

4 - Indispensável para o sexo anal

VERDADE - O lubrificante é um item indispensável na prática de sexo anal porque lubrifica a região, que não tem lubrificação natural, além de evitar a dor e o atrito com o preservativo.

5 - Os produtos são unissex

VERDADE - Existem marcas que desenvolvem lubrificantes para o bem-estar íntimo feminino, mas que também podem ser usados por homens durante a relação sexual.

6 - Pode ser usado junto com absorvente interno ou coletor menstrual

VERDADE - O lubrificante pode ser um importante aliado na hora do uso e trocas do absorvente íntimo e introdução do coletor menstrual, evitando que o mesmo machuque a região íntima da mulher.

7 - É indicado para mulheres que fazem tratamento oncológico ou tomam medicação

VERDADE - Muitos ginecologistas indicam o uso de lubrificantes para mulheres que estão tratando algum tipo de câncer ou que usam medicação controlada para alguma doença. Essas mulheres costumam sofrer o efeito das medicações, como o ressecamento da região íntima e a perda de líbido. Os lubrificantes devolvem a lubrificação necessária para uma relação sexual mais saudável e confortável.

Fonte: Blog Vogue

Previous
Previous

Brinquedos Sexuais - Preconceito do Ego Masculino

Next
Next

Preliminares: a importância para a mulher