Fitagem no cabelo: o que é e como fazer?
Se você tem cabelo cacheado, ondulado ou crespo, provavelmente já ouviu falar sobre a fitagem. Essa técnica de finalização de cabelo se tornou muito popular nos últimos anos e ajuda a deixar os cachos mais definidos. Mas você sabe como fazer a fitagem no cabelo? Caso não saiba, a gente conta tudo para você e ainda dá dicas com as melhores técnicas. Vem conferir!
O que é fitagem ?
A fitagem é uma técnica de finalização de cabelo que consiste em dividir o cabelo em mechas finas e aplicar creme de pentear ou gel para ajudar a definir os cachos mecha a mecha.
Para separar as mechas você pode contar com ajuda de uma escova de cabelo, pente ou até mesmo os próprios dedos que ajudam a separar as fitas e formar os cachos.
Para quem a fitagem é indicada?
A fitagem é indicada para quem tem cabelos cacheados ou crespos e quem deseja definir e deixar os cachos ainda mais evidentes. Recentemente, a técnica viralizou e também tem sido usada por quem tem cabelos ondulados para realçar as ondas do cabelo.
Qual é a diferença entre fitagem e texturização?
Enquanto a fitagem é uma técnica de finalização usada para definir e melhorar a aparência dos cachos já existentes no cabelo, a texturização tem como objetivo criar cachos ou ondas em cabelos que naturalmente não têm essa textura. A texturização é bastante usada por quem está passando pelo processo de transição capilar e pode ser feita usando técnicas como twist, tranças ou bigudins.
Quais são os tipos de fitagem?
Assim como na finalização, existem várias maneiras de fazer fitagem e cada uma delas pode proporcionar um resultado diferente para os fios. Conheça as mais populares:
Fitagem tradicional
Este é o método mais clássico de fazer fitagem. A técnica visa dividir o cabelo em fitas e aplicar o creme de pentear ou leave-in mecha a mecha para formar os cachos. Ao final da finalização, você pode amassar o cabelo com as mãos das pontas até a raiz para aumentar a definição e dar mais volume aos fios.
Fitagem estruturada
A fitagem estruturada é semelhante à tradicional, porém ela tem como objetivo durar mais tempo no Day After, ou seja, manter os cachos definidos nos dias seguintes após a finalização. Para deixar atingir esse resultado é usado gelatinas capilares, mousses modeladores, entre outros produtos para aumentar a durabilidade do penteado.
Dedoliss
Ideal para quem quer cachos mais definidos e com pouco volume, o dedoliss, assim como diz o nome, é uma técnica que usa o auxílio de dedos para separar e modelar os cachos. O resultado é muito semelhante ao babyliss.
Plopping
Ideal para quem busca praticidade no dia a dia, o plopping finaliza e seca o cabelo ao mesmo tempo. Além da fitagem tradicional, uma das etapas do plopping é envolver o cabelo em um tecido que não cause muito atrito com o cabelo, como toalhas de cetim, para remover o excesso de umidade e acelerar o processo de secagem.
Dicas para fazer a fitagem durar mais
Para fazer a fitagem durar mais tempo, existem alguns truque que fazem toda a diferença na sua rotina de cuidados:
Hidratar o cabelo
Para que a finalização tenha um bom resultado é importante que o cabelo esteja hidratado e macio. Por isso, aplique semanalmente uma máscara de tratamento para manter a saúde dos fios. Isso ajudará a manter a forma dos cachos por mais tempo.
A secagem faz toda a diferença
Ao finalizar o cabelo é importante deixar que os fios sequem totalmente antes de prender ou deixar. Se você usar um secador de cabelo, utilize um difusor para secar o cabelo com ar morno ou frio. Não esqueça de usar protetor térmico e manter o secador a uma distância segura para evitar danos.
O coque abacaxi é seu melhor amigo
Antes de dormir, faça um penteado com coque abacaxi (um coque alto solto no topo da cabeça) e use uma touca cetim para proteger os cachos durante a noite.
Como fazer fitagem?
Agora que você já sabe quais são as características da fitagem, confira o passo a passo de como fazer.
1 – Higienize o cabelo
O primeiro passo é lavar, hidratar e condicionar o cabelo como de costume. Após isso, desembarace os fios e retire o excesso de água com uma toalha, tome cuidado para não secar totalmente o cabelo nesta etapa, afinal, é importante que ele esteja molhado para você conseguir executar a fitagem com mais facilidade.
2 – Divida o cabelo em mechas finas e aplique o finalizador
Com a ajuda de um pente, escova ou os dedos, divida o cabelo em mechas finas e aplique o finalizador, pode ser um creme de pentear, leave-in ou gel capilar, repita o processo por todo o cabelo. Para ajudar a definir ainda mais os cachinhos, aperte o cabelo com as mãos começando das pontas e indo em direção a raiz.
3 – Seque o cabelo
Com o cabelo finalizado, deixe o cabelo secar naturalmente ou use um difusor para acelerar o processo de secagem. Com o cabelo seco, aperte as mechas novamente com as mãos para tirar o efeito durinho do finalizador. Se quiser adicionar mais volume, você pode também usar o pente garfo na raiz e puxar um pouco para cima.
Fonte: Blog oBoticário