Esfoliação facial: veja as dicas e saiba como esfoliar a pele do rosto

Esfoliar o rosto é um cuidado que merece estar na sua rotina de beleza. O método elimina células mortas, renova, uniformiza a textura e ajuda a melhorar o aspecto da pele. A esfoliação facial ainda potencializa a absorção de cosméticos, como hidratantes. Quer aprender como adicionar essa etapa na sua rotina de skincare? Então vem conferir as dicas que preparamos para você!

O que é esfoliação facial?

A esfoliação facial é uma etapa da rotina de skincare que tem como objetivo remover as células mortas da camada superficial da pele. Essa prática ajuda a promover a renovação celular, revelando uma pele mais bonita e radiante. A esfoliação também pode ajudar na desobstrução dos poros, prevenção de cravos e espinhas, bem como no aumento da eficácia da absorção de produtos de cuidados com a pele.

Quais são os tipos de esfoliação facial

Existem diferentes tipos de esfoliação facial:

  • Esfoliação física: envolve o uso de partículas abrasivas, como grânulos ou escovas faciais, para esfregar suavemente a pele e remover as células mortas.

  • Esfoliação química: utiliza ativos como Ácido Glicólico, Ácido Mandélico ou Ácido Láctico, para dissolver as células mortas da pele.

  • Esfoliação enzimática: Nesse método, enzimas naturais, são aplicadas na pele para quebrem as células mortas. É uma opção suave e adequada para peles sensíveis.

Quantas vezes esfoliar a pele?

A frequência de esfoliação facial varia de acordo com o tipo de pele. Em geral, recomenda-se esfoliar uma ou duas vezes por semana. No entanto, peles sensíveis devem optar por esfoliação mais suave e menos frequente, enquanto peles oleosas podem tolerar a esfoliação mais regular.

Quando a esfoliação facial é contra indicada

A esfoliação facial não é adequada em algumas situações, incluindo:

  • Quando a pele está irritada, inflamada ou ferida.

  • Quando há queimaduras solares recentes.

  • Quando a pele está com acne inflamada ou com pus.

  • Pele com condições dermatológicas graves, como eczema ou psoríase.

  • Apóa o uso recente de tratamentos com ácidos ou retinoides.

É fundamental consultar um dermatologista se você tiver dúvidas sobre se deve esfoliar o rosto.

Quais são os benefícios da esfoliação facial?

Você pode estar esfoliando seu rosto 1 a 2 vezes na semana em peles mistas a oleosas e apenas 1 vez por semana em peles normais a secas. Esfoliar a pele traz inúmeros benefícios, entre eles estão:

  • Deixa a pele mais macia e luminosa;

  • Reduz linhas finas;

  • Estimula a renovação celular;

  • Previne a formação de cravos;

  • Diminui a oleosidade;

  • Uniformiza a textura da pele.

Esfoliante caseiro: por que não usar

Embora  o esfoliante caseiro para o rosto possa parecer natural e econômico, ele pode ser prejudiciais à pele. Por exemplo, muitas pessoas usam açúcar como esfoliante caseiro, mas isso pode ser muito abrasivo para a pele delicada do rosto. Além disso, ingredientes caseiros podem conter bactérias e fungos quem ocasionam infecções ou irritações na pele.

Recomenda-se o uso de produtos de esfoliação facial formulados especificamente para o rosto, pois eles são projetados para serem eficazes, seguros e não causarem danos à pele. Sempre leia rótulos e siga as instruções de uso dos produtos de cuidados com a pele.

Confira o passo a passo de como esfoliar a pele

1° passo: aplique o creme esfoliante na pele úmida fazendo movimentos suaves e circulares, exercendo uma leve pressão, com cuidado para não machucar a pele.

2° passo: em seguida, enxágue o rosto com água e use seu sabonete facial favorito.

3° passo: após a esfoliação é fundamental hidratar a pele, até mesmo as oleosas. Nesta deve-se dar preferência a produtos em gel ou sérum. Se o ritual for feito de dia, não esqueça de aplicar o protetor solar.

É importante lembrar que devemos fazer uma boa hidratação, pois após esfoliar a pele o pH acaba ficando um pouco desbalanceado e precisamos equilibrar novamente, ou seja, você vai precisar repor  os nutrientes com um hidratante.

Dica extra: esfoliante labial

O esfoliante labial ajuda a remover as células mortas e descamação da pele dos lábios. Além disso, eles são enriquecidos com ingredientes hidratantes que ajudam a nutrir a pele dos lábios, deixando-os hidratados e protegidos. Eles são especialmente úteis antes da aplicação de batom, pois criam uma superfície suave para uma aplicação uniforme e duradoura, deixando o resultado mais confortável.

Fonte: Blog oBoticário

Previous
Previous

Como identificar a dependência emocional?

Next
Next

O que o tempo ocioso pode fazer pela sua produtividade no trabalho?