Natal: comemore com 14 coisas que você só pode fazer nessa época!
Ah, o Natal! Uma das épocas mais queridas do ano está chegando e com ela vem também muitas tradições que tornam tudo ainda mais especial. Nada melhor do que aproveitar as celebrações para reunir a família e comer aquele jantar da vovó, ver o tio fantasiado de Papai Noel e passear pelos shoppings para prestigiar as decorações de Natal.
Deu saudade de comemorar a data? Tem muito mais coisa divertida que é possível fazer com as crianças neste mês de dezembro. Confira abaixo 14 coisas que você só pode fazer no Natal!
1. Comer comidas típicas
Está aberta a temporada de uva passa em tudo! Se você gostar, é claro. Mas independentemente da piadinha, o Natal, para muitas famílias, é época de tirar da gaveta receitas reservadas para essa data, como o Peru, uma farofa especial, aquele arroz incrementado e muito mais! E se o pessoal em casa não gosta de cozinhar, sempre dá para encomendar uma boa ceia.
2. Escrever as cartinhas para o Papai Noel
Apesar de os adultos terem perdido esse hábito, esse é um motivo de festa para os pequenos! Aproveite para incentivar que as crianças expliquem o porque querem esse presente, contem o que querem fazer com ele e expressem o quanto vão se divertir. Isso as ajuda não só a valorizar o item, como a desenvolverem habilidades de expressão.
3. Vestir-se de Papai Noel
E nem precisa ser só para as crianças da sua família: manter a fantasia do Papai Noel no imaginário dos pequenos é importante para seu desenvolvimento intelectual e lúdico. Se você tiver a chance de representar esse papel em projetos que precisam de ajuda, isso é muito importante para conservar essa figura para diversas crianças!
4. Escutar músicas natalinas
Pode entrar, Mariah Carey, Simoni e companhia! Essa é a época perfeita para ouvir os clássicos, como “All I Want for Christmas”, “Então é Natal” e clássicos como “Bate o sino pequenino”. É muito provável que seu filho esteja ensaiando para alguma apresentação especial em sua escola também, então aproveite e o incentive a aprender a música e crie ótimos momentos com ele!
5. Decorar uma árvore de Natal
Aproveite as inspirações a sua volta e monte uma árvore em casa, com seus filhos. Decore a casa toda, se os pequenos gostarem! Essas atividades são boas para ativar habilidades como a coordenação motora fina, além de despertarem a criatividade e deixarem sua casa mais lúdica e divertida!
6. Visitar as decorações de Natal dos shoppings
Mesmo sem neve aqui no Brasil, não há nada mais lindo do que as decorações de Natal nos shoppings, que a cada ano se superam mais e mais! Aproveite e leve seu filho para visitar o Papai Noel e reforçar o pedido da cartinha que vocês escreveram juntos.
7. Trocar presentes com a família e os amigos
Uma das partes mais bonitas do final do ano e poder expressar com presentes como temos pessoas especiais na nossa vida! Aproveite e escolha presentes que reforcem a beleza de ter seus amigos e família com você, seja escolhendo algo especial ou até mesmo fazendo uma cartinha e celebrando essa alegria!
8. Comemorar o dia 25 de dezembro com a noite do pijama
O mais bonito do Natal é como ele dura dois dias: depois da ceia, temos o dia 25 inteiro para comemorarmos. E a noite dessa data costuma ser mais tranquila e até esquecida. Por que não marcá-la com uma festa do pijama só com quem mora com você? Seus filhos, cônjuge, outros parentes que dividam a casa e até o pet podem e devem ser convidados!
9. Reavaliar o ano inteiro e planejar as metas para o próximo ano
Às vésperas de começar um novo ano, esse é o momento ideal de pensar para onde você está levando sua vida, o que quer construir para si e para sua família e como suas escolhas tem aproximado ou distanciado você desse objetivo. Mas não se esqueça: você está sempre fazendo o melhor que pode com os recursos que possui! Não seja muito duro consigo mesmo e pense no que é possível, e não no que é ideal.
10. Voluntariar-se para ajudar instituições carentes na noite de Natal
Natal não é feito apenas para nós. O significado mais profundo da data está em ajudar ao próximo! E por que não fazer isso ajudando quem precisa e muitas vezes não tem o mínimo nessa data tão bela? Procure formas de ajudar, como ONGs e abrigos que precisam de voluntários!
11. Assistir os especiais natalinos da TV
No início de dezembro já começam a pipocar os diversos especiais de Natal nos streamings. Filmes variados mostram como o final de ano é uma data especial. Com o avançar do mês, até mesmo as TVs abertas preparam sua programação especial, que pode ser curtida em família e são como um esquenta para os dias 24 e 25.
12. Reunir a família e os amigos para brincar de amigo secreto
Se a ideia é economizar e se divertir, o amigo secreto é sempre uma boa opção! Existem diversas modalidades, como o amigo da onça (em que você dá um presente ruim de brincadeira), o amigo ladrão (em que cada um pode ir roubando o presente do outro), entre outras. E mesmo o mais tradicional é divertido quando todos se empolgam na adivinhação!
13. Fazer uma maratona de filmes natalinos
Com tantas opções de filmes de Natal, por que não se juntar em casa e maratonar? É um bom programa para unir a família e até apresentar as crianças a clássicos como “Esqueceram de Mim” (Disney+), “O Grinch” (Globoplay e Amazon Prime Video), “Milagre na Rua 34” *Disney+) e muitos mais!
14. Apadrinhar uma criança e tornar o Natal dela mais feliz
Com a ação Papai Noel dos Correios é muito fácil fazer mais crianças felizes esse Natal! Basta escolher uma cartinha de uma criança carente e respondê-la com um belo presente e outro recadinho especial. A ação tem mais de 30 anos e já mudou o final de ano de muitos pequenos!
Fonte: Nathalie Ayres em MeuPasseio