Prioridades de consumo, você tem controle financeiro?
Prioridades de consumo, você tem controle financeiro?
Controle financeiro pessoal, é quando uma pessoas registra todo seu movimento financeiro, o que entra e sai do seu caixa e assim consegue destacar pontos para mudanças.
Se você deseja ter um bom planejamento, a primeira coisa é ter um controle financeiro mínimo para que você consiga entender seu cenário financeiro atual e qual é o seu padrão em relação às suas receitas.
Aqui vão 4 dicas iniciais:
1- Registre todos os movimentos da sua conta.
Faça uma planilha, ou use aplicativos de monitoramento financeiro. Liste todos seus ganhos, despesas fixas, despesas variáveis, despesas extras, investimentos. Atualize a planilha ao menos 1 vez na semana.
2- Liste e enfrente todas as suas dívidas.
Quando fizer seu controle financeiro, anote as suas dívidas, quanto falta para quitar e qual a previsão de acordo com a taxa de juros. Classifique suas dívidas entre dívidas caras ou baratas. E isso tem a ver com a taxa de juros, os mais altos são qualificados como dívida mais caras, Dê então prioridade, contate o credor e negocie.
3- Tenha uma conta separada da sua de uso para poupar dinheiro.
Pensa comigo, se você juntar $150 este mês, mas deixa em sua conta corrente para o mês que vem, naturalmente você vai gastar esse valor junto com oseu orçamento do Mês.
Tendo contas separadas você não precisa ficar regulando seus gastos e sim vai se virar com o valor que você separou para aquele mês específico
4- Invista em Educação Financeira.
Você já entende a importância de aprender e acompanhar suas finanças, mas te reforço isso por ter visto de perto como a educação financeira é negligenciada no Brasil.
Você não precisa saber tudo sobre mercado financeiro, mas sim entender o básico, pois isso é para a vida toda, são conhecimentos para ser passados para a próxima geração.
É isso o que define o padrão de vida que tem hoje.
Aqui você deu o primeiro passo já está em um degrau acima de quando começou.
Me acompanhe nas redes sociais e fique sempre atualizado.
Por Dra. Sibia Keila