Cinco coisas que você precisa saber sobre a pandemia de coronavírus.

Aqui estão cinco coisas que você precisa saber sobre a pandemia de coronavírus nesta manhã de segunda-feira.

1. Primeiros centros de vacinação em massa abertos Sete centros começam a operar esta manhã em toda a Inglaterra, uma parte fundamental dos esforços para vacinar 15 milhões nos quatro grupos prioritários até meados de fevereiro. Para começar, mais de 600.000 com 80 anos ou mais estão recebendo cartas convidando-os a marcar um horário em um dos centros - mas se a viagem for muito longa, eles serão informados de que opções mais próximas estarão disponíveis em breve. Os centros estarão abertos 12 horas por dia e mais locais de grande escala seguirão. O secretário de saúde dará mais detalhes posteriormente, enquanto o governo galês publicará seu próprio plano de vacinação. Na Escócia, mais clínicas devem começar a receber a vacina Oxford / AstraZeneca.

2. Pressione para maior conformidade Cientistas alertaram que medidas mais rígidas podem ser necessárias para conter infecções na Inglaterra, mas, agora, o governo está se concentrando em uma campanha de "informação pública total" para melhorar o cumprimento das regras existentes. O diretor médico Prof Chris Whitty está aparecendo na TV e no rádio esta manhã pedindo ao público para "ficar em casa", dado o que ele chamou de "situação terrível" em que estamos. Ele disse à BBC One's Breakfast que reduzir o número de casos era "problema de todos "e" todo contato desnecessário "com alguém de outra família deu ao vírus a oportunidade de ser transmitido. "Precisamos realmente dobrar", acrescentou, porque "este é o momento mais perigoso que tivemos em termos de números no NHS." Se você viu vídeos online afirmando que algumas enfermarias e corredores de hospitais estão vazios

3. Lutas econômicas A Federação de Pequenas Empresas diz que um recorde de 250.000 empresas pode fechar no próximo ano. O presidente da organização, Mike Cherry, disse que o apoio financeiro fornecido às empresas durante a pandemia "não acompanhou o aumento das restrições". Também quer mais ajuda para muitos trabalhadores autônomos que atualmente estão excluídos do auxílio. Há outra chamada para mais apoio do governo esta manhã do líder trabalhista Sir Keir Starmer. Ele quer que os professores, as forças armadas e os trabalhadores da saúde sejam deixados de fora do congelamento de salários do setor público e está pedindo aos ministros que não acabem com o aumento temporário de £ 20 por semana para o Crédito Universal.

4. Sistema de justiça criminal O órgão que representa os funcionários da prisão diz que os tribunais devem interromper os julgamentos para ajudar a impedir a propagação do coronavírus nas prisões. Mark Fairhurst, do Sindicato dos Oficiais da Prisão, disse que houve um "surto massivo" na Prisão de Cardiff e que o local estava lutando para encontrar espaço para recém-condenados. No entanto, outros no setor de justiça criminal argumentam que os tribunais devem ser mantidos abertos para evitar que o acúmulo de casos aumente ainda mais. A taxa de disseminação nas prisões ainda está bem abaixo da população em geral, e um porta-voz do serviço prisional disse que blindagem, testes em massa e regimes limitados estavam em vigor em todas as instalações.

5. Aprendizagem de bloqueio - e arremesso

As escolas primárias e secundárias estão fechadas para a maioria dos alunos, e a mudança para o aprendizado virtual apresenta desafios para muitas famílias. A BBC está tentando ajudar, e a partir de hoje as aulas e programas serão transmitidos na TV, na BBC Two e no CBBC. Eles também estarão disponíveis no iPlayer, com conteúdo adicional online. Descubra tudo o que você precisa saber aqui. Se você está procurando inspiração para educação física, Joe Wicks também está de volta hoje. Para muitas famílias, ele foi uma das peças do primeiro bloqueio.

FONTE : BBCNEWS

Previous
Previous

Covid-19: Os infratores têm cada vez mais probabilidade de serem multados

Next
Next

Nova variante do coronavírus: o que sabemos?