AUTOR PUBLICA LIVRO SOBRE A UMBANDA NO TERCEIRO MILÊNIO

AUTOR PUBLICA LIVRO SOBRE A UMBANDA NO TERCEIRO MILÊNIO

 

Com dezenas de livros publicados, é o terceiro título lançado pelo autor durante a quarentena

 

 

            “A Umbanda e a Espiritualidade no Terceiro Milênio”, publicado pela Anansi Editora Independente, retoma e aprofunda dez tópicos de palestra homônima proferida pelo autor, Ademir Barbosa Júnior (Pai Dermes de Xangô) em vários lugares do Brasil e Portugal. A edição, semi-artesanal e com tiragem limitada, é o terceiro livro publicado pelo autor em 2020, que trará outros lançamentos nos próximos meses.

Com a epígrafe “Não concebo uma teologia que não seja de libertação”, segundo o autor, umbandistas ou não encontrarão no livro pistas para a vivência cotidiana da espiritualidade à luz do holismo e do compromisso com o bem comum. “No capítulo ‘Fé e Ciência: uma parceria inteligente’, fiz questão de abordar a necessidade de se pautar pela Ciência nos cuidados contra o coronavírus e como essa postura se concilia com a fé mais genuína, sem exclusão”, esclarece o autor. Conforme Dermes, “Quem tem fé, quando atravessa a rua, não fecha os olhos e ‘confia na Espiritualidade’, mas olha o semáforo. É isso que a Espiritualidade espera de nós: coração com fé, mas olhos abertos para o semáforo. De que adianta pedir ‘Pai Ogum, me guie nesta travessia!’ e ignorar a faixa de pedestres, a sinalização etc.?” Para o autor, “O sagrado está no cotidiano, pois o cotidiano todo é sagrado naturalmente, sem fanatismo, dogma, escravizações psíquicas.” 

O autor Publicou dezenas de livros, notadamente sobre as religiões tradicionais de terreiro, alguns com traduções para diversos idiomas. Dirigente da Tenda de Umbanda Caboclo Jiboia e Zé Pelintra das Almas (Piracicaba – SP), é Mestre em Literatura Brasileira pela USP, onde se graduou em Letras, professor e terapeuta holístico. No início 2018 recebeu o título Doutor Honoris Causa pelo Movimento Cultural Negro Ginga – IEG, de Limeira – SP. No segundo semestre do mesmo ano, pós-graduou-se em Ciência da Religião pelo Instituto Prominas. Em 2019 recebeu novamente o título de Doutor Honoris Causa em Literatura pela FEBACLA – RJ e foi eleito para a cadeira 62 da Academia Independente de Letras, da qual se tornou patrono. Já coordenou fóruns, eventos, festas públicas e outros, congregando Umbanda, Candomblé, Pastoral Afro (Igreja Católica), MPB, Ioga, Dança do Ventre e outros segmentos. Dirigiu 04 curtas-metragens, um deles com a participação da cantora e deputada estadual Leci Brandão. Foi idealizador e presidente da Associação Brasileira de Escritores Afro-religiosos (Abeafro). Recebeu diversos prêmios e condecorações pelo conjunto da obra. Dentre vários eventos, em 2014 presidiu o Fórum Internacional de Umbanda, em Leiria, Portugal. É Ogã, há quase duas décadas, do Ile Iya Tundé (dijina: Tata Obasiré), em Embu das Artes.

CAPAANANSI.png
Previous
Previous

Aumento de 32% de suicídios

Next
Next

10 hábitos para melhorar sua segunda-feira