Mais de um quarto do Reino Unido sob regras mais rígidas
Mais de um quarto do Reino Unido sob regras mais rígidas
Mais de um quarto da população do Reino Unido deve estar sob as regras de bloqueio do coronavírus, à medida que novas medidas entrarem em vigor neste fim de semana.
A partir de hoje sábado, na Inglaterra, as famílias em Leeds, Wigan, Stockport e Blackpool serão proibidas de se misturarem nas casas ou jardins uns dos outros. No País de Gales, Llanelli estará sujeito a novas regras a partir das 18:00 BST, com Cardiff e Swansea seguindo 24 horas depois. Isso ocorre quando a taxa de disseminação do vírus parece estar aumentando. Encontrar outra casa dentro de casa foi proibido em toda a Escócia na quarta-feira.
O número R - que indica quantas pessoas infectadas pelo coronavírus - aumentou na última semana e agora está em 1,2 a 1,5. Um número acima de 1 significa que o vírus está se espalhando na comunidade. Enquanto isso, o número diário de casos confirmados de Covid-19 no Reino Unido atingiu um recorde de 6.874, mostraram números do governo na sexta-feira. Quais áreas estão sob bloqueio local? Quais são as regras do coronavírus no Reino Unido? Na Inglaterra, a "regra dos seis" e um horário de fechamento às 22h para bares e restaurantes se aplicam nacionalmente.
Mas também existem restrições extras em grandes partes do nordeste e noroeste da Inglaterra, West Yorkshire e Midlands, onde a taxa de infecção é mais alta.
As regras mais recentes para Leeds, Wigan, Stockport e Blackpool entraram em vigor à meia-noite e proíbem famílias diferentes de se misturarem em casas particulares ou jardins. As bolhas de apoio não são afetadas e amigos e familiares ainda podem fornecer creches informais para crianças menores de 14 anos. As pessoas também são aconselhadas a não se socializar com pessoas com quem não morem em nenhum outro ambiente, incluindo bares, lojas e parques. A líder do conselho municipal de Leeds, Judith Blake, disse ao programa Today da BBC Radio 4 que estava claro que as pessoas não se isolaram se apresentassem sintomas. “O que temos que fazer é torná-lo razoável para as pessoas”, disse ela. "Estamos muito conscientes do impacto emocional sobre as pessoas e dos problemas de saúde mental que se seguirão.
E, claro, é uma perspectiva muito diferente entrar no inverno, entrar na primavera com noites claras e bom tempo. Uma coisa, entrar no inverno. acho que vai ser muito difícil para as pessoas. " Ela acrescentou que está preocupada com a situação das universidades da cidade. “Colocamos um local de teste na Universidade de Leeds, no campus”, disse ela. "Continuamos dizendo ao governo que não temos testes comunitários suficientes."
Mais tarde hoje, sábado, o País de Gales - onde o número R está entre 0,7 e 1,2 - verá seu primeiro bloqueio apenas na cidade, com pessoas em Llanelli em Carmarthenshire proibidas de deixar a cidade ou se misturar em ambientes fechados com qualquer pessoa fora de casa. As mesmas regras serão aplicadas para as duas maiores cidades do País de Gales - Cardiff e Swansea - às 18h de domingo. As pessoas não poderão entrar ou sair das áreas sem uma desculpa razoável, disse o governo galês. Isso significa que até o final do fim de semana, cerca de metade da população do País de Gales estará confinada - 1,5 milhão de pessoas.
E o número total de pessoas em todo o Reino Unido vivendo sob regras mais rígidas será de 17 milhões. O primeiro-ministro do País de Gales, Mark Drakeford, pediu às pessoas em Cardiff que se comportassem como se as novas restrições estivessem em vigor até que elas entrem em vigor no domingo. "Minha experiência é que as pessoas querem fazer a coisa certa", disse ele à LBC. O ministro da Saúde Vaughan Gething disse à Today que as restrições se concentram mais na transmissão em casa do que no pub. "Estas não são a severidade das restrições que impusemos em março, mas são reais e sérias", disse ele.
“Acho que as restrições mais significativas são separar as famílias extensas e as restrições de viagens. "Temos boas evidências de que é o contato nas casas das pessoas que o está levando principalmente. Isso vaza para outras áreas onde as pessoas têm contato, incluindo instalações licenciadas."
O secretário de saúde Matt Hancock disse reconhecer "o peso e o impacto que essas medidas adicionais têm em nossas vidas diárias, mas devemos agir coletivamente e rapidamente para reduzir as infecções". Isso ocorre quando Londres foi adicionada à lista de vigilância da Covid-19 do governo - com todos os bairros classificados como áreas de preocupação.
Enquanto isso, até 1.700 alunos da Manchester Metropolitan University foram instruídos a isolar-se por duas semanas em seus alojamentos estudantis, após uma série de testes positivos para Covid-19. Os alunos disseram que viram os seguranças e os policiais do lado de fora de suas acomodações e "disseram que não temos permissão para sair". Em uma tentativa de impedir que o vírus se espalhe na Escócia, os alunos foram orientados a não se socializar com ninguém fora de suas acomodações ou ir a bares, festas ou restaurantes neste fim de semana. Na Escócia e na Irlanda do Norte, as pessoas estão proibidas de visitar outras casas em ambientes fechados, embora grupos de até seis pessoas ainda possam se reunir fora. As novas regras escocesas foram introduzidas na quarta-feira e expandiram as restrições localizadas que estavam em vigor em Glasgow e partes do oeste do país.
Fonte : BBC NEWS