Como o esquema baseado em pontos do Reino Unido funcionará?
Novo sistema de imigração:
Como o esquema baseado em pontos do Reino Unido funcionará?
Os potenciais imigrantes para o Reino Unido terão que marcar 70 pontos no novo sistema para se qualificarem para um visto.
O governo divulgou detalhes de seu novo sistema de imigração, que entrará em vigor em 1º de janeiro do próximo ano.
O secretário do Interior, Priti Patel, saudou o novo esquema como um "momento histórico" após a saída da Grã-Bretanha da UE, que acabará com as regras de livre circulação do bloco no Reino Unido.
Ela disse: "Vamos atrair os melhores e os mais brilhantes de todo o mundo, impulsionando a economia , nossas comunidades e liberando todo o potencial deste país".
O governo diz que o novo sistema baseado em pontos tratará igualmente os cidadãos da UE e de fora da UE e visa atrair pessoas que possam contribuir para a economia do Reino Unido. Mas os críticos dizem que as propostas podem ser um "desastre absoluto" para o setor de assistência social, e há "sérias preocupações" sobre o impacto na agricultura.
Então, como o novo sistema funcionará?
Quantos pontos os imigrantes em potencial precisam?
Os potenciais imigrantes para o Reino Unido terão que marcar 70 pontos no novo sistema para se qualificarem para um visto.
Source: Home office
Como você ganha pontos?
Três condições devem ser cumpridas pelos imigrantes em potencial para se mudarem para o Reino Unido, que totalizam 50 pontos em direção ao limite de 70 pontos.
Esses são: Uma oferta de emprego de um patrocinador aprovado, como um empregador autorizado pelo Home Office. Isso ganhará 20 pontos.
Tenha uma oferta de emprego que esteja no "nível de habilidade exigido". Isso ganhará 20 pontos.
A capacidade de falar inglês a um determinado nível. Isso ganhará 10 pontos.
Você provavelmente precisará ganhar mais de £ 25.600 A partir de janeiro de 2021, o salário mínimo exigido para os imigrantes que vierem trabalhar no Reino Unido será reduzido de £ 30.000 para £ 25.600.
Se os migrantes ganharem um salário acima de £ 25.600, eles ganharão os 20 pontos extras necessários para atingir o nível de 70 pontos exigido.
Se os imigrantes ganharem menos do que isso - mas não menos que £ 20.480 - eles ainda poderão vir ao Reino Unido "trocando" pontos ganhos por características específicas em relação ao seu nível salarial mais baixo.
Você não precisará mais ser qualificado para se formar Além de reduzir o limite mínimo de salário, o governo também está diminuindo o que conta como "qualificado" de um nível de pós-graduação para um nível de trabalho qualificado.
De que outra forma você ganha pontos?
Aqueles que atendem às três condições exigidas, mas não ganham mais de £ 25.600, ainda podem ganhar os 70 pontos necessários para obter o visto.
Se ganharem entre £ 23.040 e £ 25.599, eles ganharão 10 pontos extras.
Proporção de trabalhadores da UE no Reino Unido por ocupação:
Fábrica e construção pouco qualificadas 21%
Operadores de fábricas e máquinas 17%
Preparação de alimentos e outros negócios qualificados 13%
Administração e serviço pouco qualificados 12%
Drivers e operadores de máquinas móveis 11%
Construção qualificada e construção comercial 9%
Profissionais de STEM 9%
Lazer, viagens e serviços pessoais relacionados 8%
Profissionais associados STEM 7%
Cultura, mídia e esportes 7%
Se o trabalho deles estiver em uma área onde há escassez de pessoal, conforme designado pelo Comitê Consultivo de Imigração, eles ganharão 20 pontos extras. O MAC inclui profissionais de saúde, engenheiros, cientistas, professores e técnicos em sua lista de ocupações onde há escassez.
O governo também está prometendo um esquema de visto acelerado para médicos e enfermeiros estrangeiros trabalharem no NHS como parte da revisão da imigração. Os candidatos que vierem trabalhar no NHS receberão tratamento preferencial com pontos extras no sistema baseado em pontos e sem limite para os números que entrarem na rota do NHS.
Se os futuros migrantes tiverem doutorado em um assunto relevante para o seu trabalho, eles ganharão 10 pontos extras. Isso é aumentado para 20 pontos extras se o doutorado estiver em ciências, tecnologia, engenharia ,matemática e for relevante para o seu trabalho.
E se você não tiver uma oferta de emprego?
Os trabalhadores mais qualificados, que podem atingir o nível exigido de pontos, poderão entrar no Reino Unido sem uma oferta de emprego se forem endossados por um órgão relevante e competente.
A rota "Talento Global" será aberta aos cidadãos da UE na mesma base que os cidadãos de fora da UE a partir de janeiro do próximo ano e foi recentemente expandida para ser mais acessível àqueles com experiência em ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
Trabalhadores pouco qualificados receberão vistos recusados. O governo diz que não implementará uma rota para trabalhadores menos qualificados chegarem ao Reino Unido sob o novo sistema de imigração, seguindo o fim das regras de livre circulação da UE. Em vez disso, eles estão dizendo às empresas do Reino Unido que precisarão "adaptar e ajustar" e investir em "retenção de pessoal, produtividade e investimentos mais amplos em tecnologia e automação".
Um terço dos trabalhadores da Europa Oriental estão no varejo e na manufatura
Proporção de trabalhadores da UE por setor UE-14EU8, UE-2 e outros países da UE
Varejo 9% e 17%
Fabricação 7% e 17%
Saúde 7% e 4%
Hospitalidade 9% e 9%
Educação 13% e 3%
Pessoal e científico 12% 3 4%
Transporte e armazenamento 3% e 10%
Assistência social 4% e 5%
Construção 6% e 10%
Serviços de administração e suporte 3% e 8%
Finanças, seguros e imóveis 6% e 2%
Outros serviços e recreação 5% e 3%
Publick admin 6% e 2%
Inf. e comunicação (incluindo TI) 7% e 3%
Dados para o ano de 2018.
E os agricultores?
No entanto, o governo está comprometido com a expansão de um esquema piloto para trabalhadores sazonais na agricultura, que quadruplicam de tamanho para 10.000 lugares. O objetivo é abordar os temores de empregadores, como os fruticultores, que afirmam que uma repressão a trabalhadores pouco qualificados pode deixá-los sem pessoal suficiente para colher suas colheitas a cada verão.
E os estudantes ?
Os alunos também serão cobertos pelo sistema baseado em pontos. Eles alcançarão os pontos exigidos se tiverem uma oferta de uma universidade ou faculdade aprovada, falarem inglês e conseguirem se sustentar durante seus estudos no Reino Unido.
E se você for autônomo ou freelancer?
O governo não criará uma rota dedicada para trabalhadores independentes, mas apontou a rota existente para a entrada de "inovadores" no Reino Unido, que será ampliada para se aplicar a cidadãos da UE e a cidadãos de fora da UE a partir de janeiro próximo.
Ocupações especializadas, ministros de religião e esportistas também podem vir ao Reino Unido sob uma série de rotas de imigração existentes, que também serão ampliadas para serem aplicadas tanto a cidadãos da UE quanto a cidadãos de fora da UE.
Artistas, e músicos continuarão autorizados a se apresentar em eventos e participar de competições e audições por até seis meses.
E se você é da Irlanda?
Os cidadãos irlandeses não estarão sujeitos às novas regras de imigração e continuarão a poder entrar e viver no Reino Unido, como fazem agora.
Nada muda para quem já tem residência permanente .
Fonte : skynews