Brexit: Tudo o que você precisa saber sobre a saída do Reino Unido da UE

Brexit: Tudo o que você precisa saber sobre a saída do Reino Unido da UE

O Brexit aconteceu quando o Reino Unido deixou a União Europeia em 31 de janeiro de 2020. Se parece que pouco mudou, é porque ambos os lados concordaram que muitas coisas permaneceriam iguais por 11 meses, para permitir que os líderes tivessem tempo para chegar a um acordo vitalício após o Brexit.

As negociações estão em andamento, mas com o tempo se esgotando em 31 de dezembro, as coisas estão longe de estar resolvidas.

O que é este negócio Brexit?

A UE e o Reino Unido sempre tiveram que concordar com novas regras sobre como viver, trabalhar e comerciar juntos. Enquanto o Reino Unido estava na UE, as empresas podiam comprar e vender produtos através das fronteiras da UE sem pagar impostos (conhecidos como tarifas). Se não houver acordo comercial, as empresas terão que começar a pagar esses impostos, o que pode tornar as coisas mais caras. Além de um acordo sobre bens, o Reino Unido gostaria de um sobre serviços, que são uma grande parte de sua economia. Isso não faz parte das negociações, mas acordos separados sobre coisas como bancos ainda são possíveis. Acordos em áreas como segurança de companhias aéreas, medicina e compartilhamento de informações sobre ameaças à segurança também são importantes.

Quando podemos chegar a um acordo?

O prazo de 15 de outubro definido pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, já foi perdido - mas o Reino Unido e a UE ainda estão conversando.

Alguns dos pontos críticos são:

A UE teme que o Reino Unido dê ajuda financeira para suas próprias empresas, o que, segundo ela, lhes daria uma vantagem injusta.

O Reino Unido está preocupado com quem terá permissão para pescar em suas águas.

A UE teme que o Reino Unido esteja tentando mudar um acordo feito sobre o complicado caso da Irlanda do Norte - a única parte do Reino Unido a ter uma fronteira terrestre com a UE.

E se não conseguirmos um acordo?

Há muito comércio entre a UE e o Reino Unido, que não mudará da noite para o dia. Se não houver acordo comercial, isso pode significar preços mais altos nas lojas do Reino Unido. Também podem ocorrer atrasos, uma vez que os camiões que trazem os produtos necessitarão de ainda mais controles nas fronteiras. Os apoiadores do Brexit dizem que deixar a UE dará ao Reino Unido mais liberdade para fechar acordos comerciais em todo o mundo.

Quando o Reino Unido estava na UE, fazia parte automaticamente dos acordos comerciais da UE com mais de 70 países. Desde a saída, já fez negócios com 50 desses países, para continuar negociando da mesma forma. É improvável que o Reino Unido consiga fazer negócios com todos os outros antes do final do ano. Também está em negociações com países como Estados Unidos e Austrália. Mas nenhum desses acordos comerciais ainda foi fechado.

E em uma frase?

As negociações continuam, mas com o prazo de 31 de dezembro se aproximando rapidamente, uma fonte do governo do Reino Unido diz que a chance de um avanço está "diminuindo".

Então, o que muda em 1º de janeiro de 2021?

Com negócio ou sem negócio, a maneira como as pessoas vivem e trabalham será diferente. Pessoas que planejam se mudar entre o Reino Unido e a UE para viver, trabalhar ou se aposentar não terão mais permissão automática para fazê-lo.

O Reino Unido aplicará um sistema de imigração baseado em pontos para cidadãos da UE.

As regras de viagem estão mudando, então verifique se seu passaporte ainda é válido, se você tem seguro saúde e os documentos de direção corretos.

O Reino Unido não fará mais grandes pagamentos anuais para o orçamento da UE.

As chegadas do Reino Unido ficarão em uma fila diferente no controle de passaportes nos países da UE.

As empresas que negociam com a UE enfrentarão muito mais burocracia.

O que as frases do Brexit significam?

Nos últimos anos, muitas palavras e frases entraram em nossas vidas. Não os usamos aqui, mas os políticos usam. Aqui está o que alguns deles significam:

Período de transição: O período de 11 meses após a saída do Reino Unido da UE (terminando no final de 2020), durante o qual o Reino Unido segue as regras da UE e os líderes tentam fazer um acordo.

Acordo de livre comércio: isto é o que a UE e o Reino Unido estão tentando chegar a um acordo - um acordo entre países que incentiva o comércio eliminando barreiras como impostos sobre mercadorias.

Regras da OMC: se os países não têm acordos de livre comércio, eles devem negociar de acordo com as regras estabelecidas por um organismo global chamado Organização Mundial do Comércio (OMC), o que significa impostos sobre mercadorias

Fonte : BBC news

Previous
Previous

Precificação: O Que É e Como Escolher a Melhor Estratégia

Next
Next

Quem receberá a vacina Covid primeiro?