Europa fecha suas fronteiras para Reino Unido.
Covid-19: Boris Johnson presidirá reunião de emergência em meio a proibições de viagens.
O primeiro-ministro presidirá uma reunião do comitê de emergência do governo depois que a França fechou sua fronteira com o Reino Unido por 48 horas. A mudança, anunciada no domingo, significa que nenhum caminhão ou ferry de passageiros poderá sair do porto de Dover.
A França disse que a ação era necessária devido à prevalência de uma nova variante do coronavírus no Reino Unido. Nações como Alemanha, Itália, Bélgica, República da Irlanda, Turquia e Canadá estão suspendendo voos no Reino Unido. A Suíça também suspendeu temporariamente os voos para o Reino Unido. A Áustria também deve trazer uma proibição, enquanto a Bulgária suspendeu os voos de e para o Reino Unido a partir da meia-noite. Ao contrário das medidas de curto prazo em muitas outras nações, sua proibição dura até 31 de janeiro. Os Estados membros da União Europeia devem se reunir em Bruxelas para discutir uma resposta coordenada.
Os casos de coronavírus no Reino Unido aumentaram em 35.928 no domingo - quase o dobro do número registrado sete dias antes. E foi anunciado que mais 326 pessoas morreram em 28 dias após o teste ser positivo, elevando o total da nação para 67.401. O secretário de Saúde Matt Hancock alertou que a nova variante do vírus - que pode ser até 70% mais transmissível - está "ficando fora de controle".
A nova variante se espalhou rapidamente em Londres e no sudeste da Inglaterra, mas as autoridades de saúde dizem que não há evidências de que seja mais mortal ou reaja de forma diferente às vacinas. Na segunda-feira, o governo prometeu reembolsar as passagens de trem e ônibus compradas para o período de viagens de Natal entre 23 e 27 de dezembro, depois que milhões de pessoas em todo o Reino Unido viram seus planos festivos severamente restringidos ou descartados.
O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que isso se aplicaria a viagens na Inglaterra reservadas em ou após 24 de novembro, quando a janela de viagens de Natal foi anunciada. O Sr. Shapps disse: "Isso garante que ninguém fique fora do bolso por fazer a coisa certa - ficar em casa no nível quatro, e em outro lugar e apenas encontrar sua bolha de Natal no dia de Natal."
No domingo, o secretário de Transporte Grant Shapps pediu às pessoas que não viajassem aos portos de Kent, dizendo que "interrupções significativas" eram prováveis. A polícia de Kent colocou a Operação Stack em vigor no M20 em direção a Dover para enfileirar os caminhões apanhados na confusão. A faixa costeira da rodovia foi fechada entre as junções 8 e 11 como uma "medida de contingência", disse a força.
O Aeroporto de Manston, em Kent, está sendo preparado para receber até 4.000 caminhões para diminuir o congestionamento no condado, disse o Departamento de Transporte. Preocupações foram levantadas pela Food and Drink Federation que as restrições de fronteira poderiam interromper o abastecimento de alimentos do Reino Unido e as exportações de produtos britânicos para o exterior. Mas o correspondente político da BBC, Nick Eardley, disse que o governo não acredita que as restrições às viagens afetarão a entrega das vacinas Covid-19, que vêm da Bélgica.
Cerca de 10.000 caminhões viajam por dia entre Dover e Calais durante os períodos de pico, como o Natal.
O grupo de lobby da indústria de frete Logistics UK apelou à calma dos compradores e disse que estava "mantendo contato próximo com o governo do Reino Unido para garantir que suprimentos de produtos frescos estejam disponíveis durante o Natal e o ano novo".
Embora cargas da França ainda possam entrar na Grã-Bretanha, há temores de que os motoristas de caminhão não viajem porque temem ficar presos no Reino Unido durante o Natal. Cargas desacompanhadas, como contêineres ou reboques de caminhões por conta própria, ainda podem ser transportadas.
Os serviços do Eurotúnel para a França também estão suspensos e os trens da Eurostar para a Bélgica não estão operando. Enquanto isso, as negociações entre o Reino Unido e a UE para chegar a um acordo comercial pós-Brexit devem continuar depois que os dois lados perderam o prazo para os termos definidos pelo Parlamento Europeu. Os eurodeputados disseram que precisam ver os termos de qualquer acordo até domingo à noite se quiserem ratificá-lo antes do final do período de transição do Brexit em 31 de dezembro.
Fonte : BBC news