Coronavírus: Informações mais recentes
Coronavírus: informações mais recentes
Informações para o público sobre o surto de coronavírus Wuhan, incluindo a situação atual no Reino Unido e informações sobre o vírus e seus sintomas.
Situação no Reino Unido
Em 29 de janeiro, um total de 130 testes no Reino Unido foram concluídos, dos quais 130 foram confirmados negativos e 0 positivos. O Departamento de Saúde e Assistência Social publicará dados atualizados diariamente às 14h, até novo aviso.
Atualmente, não há casos confirmados no Reino Unido ou de cidadãos britânicos no exterior, e o risco para o público é baixo.
O governo está monitorando a situação de perto e continuará trabalhando com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a comunidade internacional. A abordagem do governo é guiada pelo conselho do Chief Medical Officer. Se e quando um primeiro caso no Reino Unido for confirmado, será anunciado o mais rápido possível pelo Diretor Médico do país afetado. Isso será seguido por uma declaração do diretor médico da Inglaterra, professor Chris Whitty.
Informações sobre o vírus
Um coronavírus é um tipo de vírus. Como um grupo, os coronavírus são comuns em todo o mundo. Os sintomas típicos do coronavírus incluem febre e tosse que podem progredir para uma pneumonia grave, causando falta de ar e dificuldades respiratórias.
Geralmente, o coronavírus pode causar sintomas mais graves em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, idosos e pessoas com condições de longo prazo, como diabetes, câncer e doenças pulmonares crônicas.
O novo coronavírus de Wuhan é uma nova cepa de coronavírus identificada pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China.
Conselho para viajantes de Wuhan
Se você voltou de Wuhan nos últimos 14 dias: fique dentro de casa e evite o contato com outras pessoas como faria com outros vírus da gripe ligue para o NHS 111 para informá-los sobre sua recente viagem à cidade.
Se você estiver na Irlanda do Norte, ligue para o seu médico de família.
Por favor, siga este conselho mesmo se você não tiver sintomas do vírus.
O que isso significa na prática
Estamos pedindo às pessoas que tomem medidas simples e de bom senso para evitar o contato próximo com outras pessoas, tanto quanto possível, como fariam com outros vírus da gripe. Isso significa permanecer em casa por 14 dias após chegar de Wuhan e não ir ao trabalho, escola ou áreas públicas. Sempre que possível, evite receber visitantes em sua casa, mas é bom que amigos, familiares ou motoristas entreguem comida.
Transporte
Você não deve usar transportes públicos ou táxis até 14 dias após o seu retorno de Wuhan.
Sempre que possível, entre em contato com um amigo, membro da família ou serviços de entrega para realizar tarefas em seu nome.
Levando as crianças para a escola
Recomendamos que você fique em casa por 14 dias após chegar de Wuhan e evite locais públicos. Sempre que possível, entre em contato com um amigo ou familiar para levar seus filhos à escola.
Por que o conselho mudou
Esta é uma situação em evolução e o conselho mudou com base em informações emergentes da China sobre o número de casos e a disseminação da infecção de pessoa para pessoa. Embora o risco para a população do Reino Unido permaneça baixo, essa é uma medida altamente preventiva para limitar a possível propagação da infecção.
Se você desenvolver sintomas
Se você desenvolver febre, tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade em respirar, continue seguindo os conselhos acima. Por favor, não saia de sua casa até que você tenha recebido orientação de um médico.
Resumo das medidas tomadas
Introduzimos monitoramento avançado em aeroportos com vôos diretos da China. Uma equipe de especialistas em saúde pública foi estabelecida em Heathrow para apoiar quem viaja da China que se sente mal. Esses hubs trarão equipes rotativas de 7 médicos, trabalhando em turnos, que estarão à disposição para apoiar os pacientes na chegada.
Além da equipe médica, que já está permanentemente instalada em todos os aeroportos do Reino Unido, e da recomendação emitida a todos os aeroportos do Reino Unido para as pessoas que viajam de e para a China.
O governo emitiu orientações clínicas para a detecção e diagnóstico do novo coronavírus de Wuhan e prevenção e controle de infecções.
O Diretor Médico, Diretor Médico do PHE e Diretor Médico do NHSE / I emitiram pareceres por meio de um alerta do CAS (Sistema Central de Alerta) para os funcionários da linha de frente, a fim de aumentar a conscientização sobre a situação e quaisquer ações a serem tomadas.
A maioria das pessoas que desenvolvem sintomas irá obtê-los depois de deixar o aeroporto e, portanto, a prioridade é fornecer aos residentes e viajantes do Reino Unido as informações mais recentes para garantir que eles saibam o que fazer se sentirem sintomas, e o NHS e o PHE têm um plano estabelecido para proceder caso alguém fique doente.
A China também introduziu a triagem do porto de saída para que as pessoas que já apresentam sintomas não possam sair do país.
Diagnóstico e análise
Com base nas evidências atuais, o novo coronavírus de Wuhan apresenta sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, tosse ou dificuldade em respirar. A evidência atual é que a maioria dos casos parece leve. Aqueles que morreram em Wuhan parecem ter condições de saúde pré-existentes.
O Reino Unido é agora um dos primeiros países fora da China a ter um teste laboratorial específico para um protótipo para esta nova doença. Os profissionais de saúde que são contatados por um paciente com sintomas após a viagem a Wuhan foram aconselhados a enviar amostras ao PHE para teste.
Os indivíduos devem ser tratados isoladamente. Após a experiência da síndrome respiratória aguda grave (SARS) em 2003, a PHE desenvolveu uma série de testes de diagnóstico para detectar qualquer membro da família dos coronavírus. Estes são utilizados há vários anos e foram capazes de detectar o primeiro caso britânico de síndrome respiratória no Oriente Médio (MERS) em 2012.
Com a primeira publicação relatada da sequência do genoma de um novo coronavírus de 2019, a PHE conseguiu desenvolver rapidamente outros testes específicos para esse vírus, trabalhando com a OMS e a rede global de laboratórios.
Quando um clínico suspeita do novo coronavírus de Wuhan, ele coleta amostras do nariz, da garganta e de amostras respiratórias profundas, empacota e as envia com segurança para a PHE Colindale. O PHE pode fornecer um resultado laboratorial desse vírus específico no mesmo dia útil.
O PHE também tem a capacidade de sequenciar o genoma viral e compará-lo com as sequências publicadas da China, se houver um caso. Isso fornecerá informações valiosas sobre quaisquer mutações no vírus ao longo do tempo e permitirá uma melhor compreensão de como ele se espalha.
Fonte: NHS