Barbie lança nova série de bonecas
Barbie lança nova série de bonecas, incluindo uma com vitiligo.
Os fabricantes de Barbie Mattel disseram que a empresa quer mostrar uma 'visão multidimensional da beleza e da moda' com sua nova série.
Os criadores da Barbie estão lançando uma série de novas bonecas que incluem aquelas sem cabelo, outra que parece ter a condição de pele vitiligo e o primeiro Ken ruivo. Mais uma novidade da Mattel para aumentar a diversidade de suas bonecas e se juntar à linha Barbie Fashionistas, lançada em 2015, com mais de 170 bonecas.
Anunciado os novos bonecos, a empresa disse que quer mostrar uma "visão multidimensional de beleza e moda", além de representar "diversidade e inclusividade globais".
Criando uma boneca sem cabelo, ela quer que todos sejam represntados. Se uma menina estiver passando por uma perda de cabelo, será capaz de vê-la "refletida na linha", concluiu a empresa.
Primeira boneca de vitiligo
Uma imagem de um protótipo da boneca com vitiligo - que foi projetada em consulta com um dermatologista - foi divulgada no canal Barbie Instagram no ano passado e se tornou o post mais amado de todos os tempos, disse a empresa. A linha Barbie Fashionistas inclui bonecas com mais tons de pele, cores e texturas de cabelo, cores dos olhos e estruturas faciais, além de uma variedade de formas e tamanhos, incluindo altos, pequenos e curvilíneos. Há também uma boneca com um membro protético e outra com cadeira de rodas e rampa.
Segundo a empresa, as duas bonecas Barbie Fashionistas mais vendidas no Reino Unido no ano passado eram aquelas com cadeiras de rodas. Globalmente, o best-seller dessa faixa foi um "boneco preto cheio de curvas com cabelos afro".
Barbie criticada por 'ideia irreal de beleza'
Lançada em 1959, a boneca Barbie foi criticada por promover uma idéia estreita e irreal de beleza. No entanto, a linha Barbie Fashionistas tem sido vista como uma tentativa de mudar isso. "A variedade oferecida é projetada para inspirar meninas a contar mais histórias e encontrar uma boneca que fale com elas", disse Mattel. "Nos últimos cinco anos, a linha evoluiu para refletir mais o mundo que as meninas vêem ao seu redor."
Este ano, um boneco Ken com “cabelos compridos” e um com cabelos ruivos também será adicionado à linha. No ano passado, a Barbie introduziu uma boneca com um membro protético depois de colaborar com Jordan Reeves, ativista da deficiência, autor e designer, de 13 anos.
Agora eles venderão um segundo boneco com um membro protético dourado com pele mais escura. A boneca vitiligo estará disponível na primavera. A boneca sem cabelo e a com prótese estarão disponíveis ainda este ano.