ANCESTRALIDADE
ANCESTRALIDADE
Ancestralidade é traço identitário e representa nossas raízes. Não à toa muitos buscam conhecer a árvore genealógica, pois isso amplia o autoconhecimento tanto quanto o conhecimento da família, biológica ou de adoção. Povos escravizados no Brasil, indígenas ou africanos, resistiram à dor pautados pela ancestralidade espiritual, de sangue, mitológica.
Tradições religiosas e espiritualistas orientais, como a Seicho-No-Ie cultuam ancestrais e veem nesse diálogo formas de cura para o presente e para as futuras gerações. O mesmo ocorre com o Ho’oponopono, de origem havaiana. A ideia seminal é curar, não culpabilizar, tornar-se responsável, se não pela causa, ao menos pelo encaminhamento da solução de um problema (posso não ser a causa de alguém caído na estrada, porém posso ajudá-lo a se levantar, como ensina o Mestre Jesus na Parábola do Samaritano). Não se trata de maldição ou pecado, antes de reconciliação da Divindade Interior com o Cosmo e com a Divindade Interior de cada ser.
Quando agradecer pela vida, por tudo, agradeça aos seus pais e antepassados, ancestrais. Ao buscar se harmonizar com alguém, idem. No caso de um ambiente, de animais, de alimentos, do planeta, faça o mesmo, pois a ancestralidade de cada elemento nos permitiu estar aqui hoje.
Oração do Perdão Original – Ho’oponopono
(Por Morrnah Namalaku Simeona)
Divino Criador, pai, mãe, filho em Um...
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão...
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz...
Assim está feito.
Dermes (Ademir Barbosa Júnior) é sacerdote umbandista, terapeuta holístico, atuando com várias técnicas. É escritor e professor, Mestre em Literatura Brasileira pela USP, Doutor honoris Causa pelo MCNG – IEG e Pós-graduado em Ciências da Religião pelo Instituo Prominas.
Contatos:
Email: ademirbarbosajunior@yahoo.com.br