Amélia, Simone ou Rosa?

Tema: Amélia, Simone ou Rosa?

Por Shirley Smith


Meninas & Mulheres, estou aqui para falar com vocês sobre Nós Mulheres do século XXI. Onde estamos e onde queremos chegar. Temos direito de voto, temos direito do trabalho, a cima de tudo, o poder de ser mãe, de sermos cuidadosas e amorosas por natureza. Mas não acha que estamos perdendo um pouco dessa mulher delicada, que pode ser forte mas é frágil, que também bem precisa de cuidados, e ser amada, e sendo um pouco macho, e cheia de atitude, eu quero, eu posso, eu que pago as contas, então eu decido. Estamos defensivas, estamos perdendo a função de auxiliar colaborar, sugerir e sendo mulher que manda, eu decido o que fazer com eu corpo, custeio que custar, eu sou mulher que faz e acontece. 

Estamos sim mais controladoras e feministas do que nunca?


A história de humanidade, mostra que fomos sempre, desde antiguidade oprimidas por causa do mundo patriarca , onde homem decidi manda faz, ele sim é o cabeça.


O espaço da mulher foi sendo conquistado por causa de mulheres ousadas e que disse, chega. Muitas rebeldes, não aceitaram pressão patriarca, outras sem ser e ele de, mas na posição certa de se levantar e defender um povo, como Joana Dark, francesa, guerreira pelo povo francês, ou como princesa Esther pelo povo judaico, ambas correndo risco de vida.


Não vou passar pela história, mas vou relatar três tipos de mulher em que você vai se identificar com uma delas, e depois peço que reflita sobre quem você é AGORA. E o que você quer se tornar.

Quero dizer que a partir de agora, o texto que escrevo é baseado numa palestra que ouvi do psiquiatra Fábio Macedo, lá no Rio de Janeiro, numa Conferência chamada Herdeira, com milhares de mulheres reunidas.

Amélia 

Tivemos no século XX, a mulher chamada Amélia. Amélia, aquela que que faz tudo que marido pede, e ela obedece mesmo sofrendo, faz todo trabalho como se fosse escrava e não amada, mas mulher que sofre calada. Essa tem sido cada vez mais livre, a rede social e media seja na novela ou propagandas, tem dito pra essa mulher: você não precisa sofrer. Chega. Pare de ser a coitadinha. 

Pela falta de respeito com sentimentos e com físico dessa mulher, de fato, esse modelo não pode ser seguido ou aceito,o que não significa que por isso toda mulher tem que divorciar - mas foi caso de minha mãe, obediente, quieta, ouvia e fazia em pro da família, para ao causar briga. Foi grande mãe & muito cuidadosa, mas 12 anos de sua vida,vivendo sobre pressão patriarca, sofreu muitas emoções ruins, o sofrer calado, causou danos na sua auto-estima, no seu psicológica. Ouvir frases ruins e negativas, causa morte dentro de si, assim como uma planta que escute palavra ruins todos os dias, ela murcha, ela fica seca. Ela chegou a ponto de ter autocomiseração, estágio de sentir pena de si mesmo. E pior, onde mesmo 10 anos após sua separação, frases e pensamentos perseguem a pessoa porque estão marcados na alma. Essa Mulher precisa de restauração emocional e estabelecimento do seu ser mulher pra si e pro mundo, ver. O o ela de fato é, e não como disseram que ela tem que ser. É necessário, de-organizar todo seu ser. 

Esse tipo de mulher tem vontade de não viver mais, ela não tem gosto em fazer nada, ela nem sabe mais como se cuidar...porque ela perdeu o senso de ser. Se você consegue alguém sim, você pode ajudar de varias maneiras como :

Ouvindo mais e falando menos

Trocando as palavras dela, se ela fala frase negativa, você rebate com uma positiva

Ajudando ela se cuidar, de uma cartinha, de uma flor, leve ela no salão 

Valorize como uma jovem adolescente que acabou de começar sua puberdade

Shirley, mas é uma mulher, não uma criança. Ela é uma mulher com carência F coração em pedaços, pra ser construído, precisa de muito amor & palavra de tratamento, cuidar como se fosse de uma filha. E te digo, você vai ter que ter muita paciência, porque essa mulher está pronta pra desistir por qualquer. Lisa, muito cansada. Você tem que ajudá-la a se ver e a se levantar.

Só pra fechar, aos maridos, cristãos machistas, essa Mulher Amélia, não é bíblico, não é justo, e não é algo aprovado por Deus porque esse caso, prevalece os privilégios dos homens, e rebaixamento da Mulher. Não há igualdade, não há senso. Há apenas uma coisa, ordem humana e não divina.

Simone

image6.jpeg

Talvez nunca ouviu falar de Simone. Simone é nome que esse psiquiatra escolheu para falar de um tipo de mulher que existe hoje e acham normal. Ele referia a Simone de Beauvoir, que foi escritora, militante, emancipada, independente, feminista, a ponto de ser o oposto da mulher Amélia. 

Essa escritora, era professora de colégios e universidade, ativista política, mas ela nao tinha escrúpulos, elachegou a ser suspensa da escola porque chegou a abusar de meninos e meninas menores de idade, ela assumiu e defendia o aborto; ela vivia independente de regras or qualquer ordem, sua via era a vida da rebeldia. Nunca quis casar, at então tudo be, porque é decisão sobre a vida dela. Mas isso gerou um custo alto, ela morreu de pneumonia, mas dependente de álcool e remédios, foi ajustada com Sartre, outro escritor, e tinha relacionamento aberto, onde nunca quiseram ter filhos, mas quase no fim de sua vida, adotou uma jovem, que tornou herdeira porque tinha muito dinheiro e não tinha pra que deixar. 

Infelizmente, hoje, há muitas Simones, dizendo, eu posso, eu faço como quero, somente o que me dá prazer, e o que me gerar alegria, custe o que custar. Eu vivo o que quero, a vida é minha. Eu doou meu corpo pra quem quero, e visto como quero. 

Ela era assumida, resolvida, com dinheiro mas não era feliz. De fato, ela nunca foi e nem tinha nenhum um traço de uma Amélia, mas suas atitudes e escolha de vida, também não a trouxe para ser equilibrada , amada de verdade e nem cuida de como Mulher mas viveu dentro do que acreditava ser feliz, tendo relacionamentos abertos, como animal no cio. Seu foco era egoísmo feminino. E infelizmente temo visto nãos apenas mulheres mas jovens, sem escrúpulo, sem saber de fato, o que é ser amada, o que é ser mulher, com equilíbrio. Como ter voz na sociedade sem precisar se rebaixar ou levantar voz. Como ser a Mulher de influência sem impor e controlar ou manipular, sem ser macho. Sendo você mesmo, com jeito de mulher, elegante & com sabedoria. Mas se essa mulher não tem essa habilidade ou desenvolvimento de saber que és e o o ela pode ter a voz, ela usa outras formas, o que pode ser destruidor pra sua própria vida.

Mulher Rosa

O psiquiatra chamou essa terceira mulher de Herdeira, eu dou um novo nome e a chamo de Rosa.

Rosa, é o que chamo de ser aquela que vibra de linda, tem pétalas delícias mas a beleza tão forte, que qualquer um pode querer cheirar e dizer, que linda! Que linda!

Rosa é aquela que descobriu quem nasceu pra ser, auxiliar, que ajuda em tudo que precisam, mas não deixa ser. Violada, continua bela. Rosa se cuida, e fica perto de outras rosas, pra cuidar também. E ela sabe que ela linda a ponto de nunca sentir inveja de outra, ou querer ter a cor da outra. Umas são roxas, outra amarelas e se ela branca ou Rosa cor de rosa, ela quer continuar sendo quem é.

Difícil é que essa mulher Rosa, pode estar já murcha 🥀 , sem água, sem graça, e precisa se ver inteira, como ela foi criada pra ser, ao olhando pra trás ou pro futuro, mas pro presente e reconhecer: que atitudes devo tomar pra viver melhor comigo mesmo.

Eu sugiro algo que fiz comigo em 2014 & 2015, comecei anotar todos meus defeitos, eco e ei a usar frases opostas ao defeito, pra eu ‘ me concertar’, como auto-coaching, porque me analisei e percebi que só do que percebi eram 16 defeitos kkkkk e um deles era, fala demais. Isso ainda não mudei muito, mas hoje penso pra falar e mesmo que eu fale. Útil ou pouco, só falo se ter conteúdo e edificar. Não gasto tempo falando conversas de Maria, ou fulano sick ano. Eu não tenho tempo pra isso, a vida é curta. Precisamos usar tempo da forma mais útil e eficaz,pra si ou quem estiver perto. Tudo tem que ter propósito. Escrever o texto tem que te propósito real, do que apenas ser colunista da revista feminina, tem que ser mais profundo: eu vou escrever porque creio que vidas serão tocadas e restaura das. 

A Mulher Rosa, ela sabe pra que nasceu, além de ser mãe boa esposa e trabalhar bem. Ela sabe seja papel de mulher, fundamental pro equilíbrio rio da casa e funcionamento dela & a cima de tudo, ela se cuida e não espera outros cuidarem. Essa mulher, buscará equilíbrio emocional, o qual ela não pode arrumar sozinha, mas ela poderá aprender aceitar o que não mudar, e não aceitar o que pode mudar. 


Conclusão 

Eu não sou casada, e nem mãe, por isso pode parecer fácil falar tudo isso, mas eu 

Estarei sempre olhando perspectiva como se fosse, porque o papel fundamental de uma mulher, é atuar na família. 

Gostaria de dizer que se todas nós, buscarmos saída em Deus, encontraremos porque ele sabe do seu original plano. 


Reflita em duas frases pra fechar e espalhe , fale ao seu esposo, mesmo que não creia em Deus ou na fé cristã, é uma verdade que possa ecoar na sua.


‘ mulheres estejais submissas aos vossos maridos ‘ & maridos amais suas esposas como Cristo amou sua igreja e entregou por ela’.


Submissas aqui significa não ser Amélia, mas ouvir seu esposo, não saia gritando ou sem acordo. Ouça. Aceite. Mas homens tambem precisa o fazer seu papel, ame direito, se entregue, aceite a opinião dela, escute também.


Certa vez, num posto de saúde, havia um casal de velhinhos do meu lado, puxei assunto com eles, e descobri que era casados há mais de 50 anos, e. Lado que eu fiquei curiosa, eu disse: o que fazem vocês a serem casados tanto tempo?

Eles disseram juntos: eu cedo...


Palavra que tenho pra você é essa: ceder. Temos que aprender a não estar certo o tempo todo, porque isso é raiz, o que chamam de ego, eu chamo de maligna.

Ceda. Seja. Viva.


Seja Rosa cheirosa onde seu cheiro exala e outros queiram estar perto pra sentir.

image4.jpeg

Ate próximo texto Rosa.

Shirley Smith

image3.jpeg

Brasileira, cantora, compositora, empreendedora, colunista na comunidade desde 2010 sobre temas diferentes, onde esteve fora da média, por 3 anos, agora volta colaborando, com temas para mulheres. A nova Utuber começou canal no you tube, em chamado ShirleySmithVblog onde aborda temas de mulheres mas também experiências pessoais, de como venceu suas guerras. 

@shirleysmithofficial #shirleysmithblog #eusourosa #iamrose #shirleysmithvblog