O cordão umbilical

Suzan Correia fala hoje de cordão umbilical: 


O cordão umbilical é composto de:

  • 1 veia que transporta sangue rico em oxigênio e nutrientes de você para seu bebê

  • 2 artérias que retornam sangue desoxigenado e produtos residuais, como o dióxido de carbono, do bebê de volta para a placenta. 

Esses vasos sangüíneos são cercados e protegidos por uma substância chamada geléia de Wharton, que é coberta por uma camada de membrana chamada âmnion. 
Nos momentos após o nascimento do seu bebê, a equipe examinará o cordão e certificar-se de que haja três. Logo após o nascimento o cordão será cortado a cerca de 3 a 4cm (1,5 a 2in) do umbigo do seu bebê com um clipe de plástico e irá colocar outro grampo na outra extremidade do cordão, perto da placenta.

O cordão então será cortado entre os dois grampos, deixando um coto de cerca de 2 a 3cm (1 a 1,5in) de comprimento na barriga do bebê. Isso irá formar o umbigo do seu bebê quando ele estiver curado.

Não há nervos no cordão, de modo que cortá-lo não é doloroso para você ou para o bebê. Você pode fazer pele a pele e esperar o cordão parar de pulsar antes de cortar, o que é extremamente recomendando. 
Entre 5 e 15 dias após o nascimento do bebê, o coto umbilical ira secar e cair - um processo fisiológico natural e normal.

Depois que o coto sai, geralmente leva de 7 a 10 dias para o umbigo se curar completamente, a tea deve ser mantida seca e não se deve colocar nenhum produto para limpeza, nem mesmo álcool 70% como recomendado no Brasil.

Até que o coto caia e o umbigo esteja completamente curado, é importante manter a área limpa e seca, para prevenir a infecção.
Se você notar qualquer sangramento ou um discharge do umbigo do seu bebê, peça a sua midwife para avaliar. 
#doulabrasileira #doulaemlondres#doulabrasileira#doulabrasileiraemlondres#doulainlondon #doulaUK#braziliandoula #maternidadeemlondres#maesemlondres #gravidasemlondres#midwifeinlondon #midwifeemlondres#midwifebrasileira#midwifebrasileirainlondon