Que mensagem você deseja transmitir por meio de sua imagem?  

Que mensagem você deseja transmitir por meio de sua imagem?  

 

Jacy Marioh

Visagista

 

 

O visagismo pode te ajudar. Estudos indicam que somos seres visuais. Em apenas alguns segundos é possível causar uma boa ou má impressão.

 

Nascemos com um dispositivo que nos faz julgar o livro pela capa. A comunicação não verbal refere-se à nossa imagem, postura, gestos e corresponde a 50% do caminho para o sucesso*. Os outros 50% estão distribuídos entre tom de voz e o que você fala.

 

*Sucesso é algo relativo e pode ser revelado de diversas maneiras, conforme os princípios de cada um. Para muitos, sucesso é sinônimo de muito dinheiro, para outros fazer as pessoas felizes é o que lhes engrandece, para tantos outros fama é o que realmente importa... nessa percepção não existe certo ou errado para o que cada um tem como sonho e meta para sua vida.

 

Imagem é sim muito importante. Mas o preocupar-se demais com a imagem, como todos os excessos, é cansativo, frustrante e pode se tornar prejudicial a longo prazo. Por outro lado, a ausência total de atenção com a imagem – nem um mínimo aceitável e necessário (saúde e higiene) – por pensar que o que você tem para oferecer por outras vias é mais interessante é um enorme engano. Se o excesso de cuidados com a imagem afasta as pessoas que podem te julgar superior, inacessível ou superficial, o descuido também te exclui.

 

Mas qual o seu propósito? Ser alguém que não é ou mostrar uma imagem que não condiz em nada com sua personalidade não me parece uma atitude muito inteligente. Nem mesmo mostrar que você se basta a ponto de não precisar se preocupar com essas superficialidades de cuidados com a aparência. Uma hora você vai acabar mostrando quem você é, com o tempo nossas máscaras caem e não dá mais para sustentar aquela imagem.

 

A sua imagem reflete realmente quem você é? Revela sua personalidade e suas qualidades? É possível desenvolver essa harmonia pelo meio do visagismo, que oferece uma imagem personalizada e única ao levar em conta o formato do rosto, textura do fio de cabelo, subtom de pele e o tipo físico. Avalia as características faciais, a postura e a forma de andar. Traduz o intelecto, decifra a emoção, a expressão, a intuição e a vontade.

 

O profissional visagista pode lhe ajudar a descobrir suas qualidades interiores e externá-las por meio da imagem: corte, coloração, maquiagem, penteados e outros recursos estéticos.

Outra pesquisa constatou que de cada 10 clientes, 7 saem insatisfeitas do salão. O visagismo surgiu para dar segurança e aprovação, e nessa consultoria é o cliente quem decide o que fazer e direciona o visagista a mexer em algo exterior para transmitir seus melhores sentimentos e qualidades ainda não revelados por meio de sua imagem.

 

Os ganhos para o profissional e o cliente são imensuráveis. O cliente fica satisfeito e fidelizado porque oferecemos a ele a moldura correta. Fazemos uma adequação, não uma transformação. Dizemos como você é, não como você está. Além do impacto da mudança ainda no salão, a segunda reação, em casa, é abrir o guarda-roupas e não reconhecê-lo como seu.