Coral Vivo será a cor de 2019 de acordo com a Pantone.

Coral Vivo será a cor de 2019 de acordo com a Pantone.

Pantone revela a cor que mais se vai usar em 2019

Depois do Ultra Violet, a empresa norte-americana escolheu o número 16-1546.

Todas as roupas que tinha no armário e peças decorativas espalhadas pela casa na cor Ultra Violet são para guardar. A  Pantone anunciou em dezembro passado que a cor que mais se vai usar em 2019, chama-se Living Coral (em português, Coral Vivo) e está associada ao número 16-1546.

Mais uma vez, a escolha da empresa norte-americana está relacionada com a atualidade. Em 2017, o Greenery foi escolhido para apelar às questões ambientais. Este ano, o Ultra Violet esteve relacionado com nomes como Prince, David Bowie e Kimi Hendrix e a imaginação que trouxeram à cultura pop.

Desta vez, segundo a vice-presidente do Pantone Color Institute, Laurie Pressman, trata-de se uma “reação ao ataque de tecnologia digital e redes sociais que se infiltram no dia a dia”.

“Com tudo o que está a acontecer hoje, estamos à procura de qualidades humanizadoras, porque estamos a ver a vida online a desumanizar muitas coisas. Estamos a olhar para as cores que alimentam e trazem conforto e familiaridade e que nos fazem sentir bem”, acrescenta.

Esta cor vem dos anos 50 e 60, em que estava muito presente em carros, acessórios e na moda. A cor também está relacionada com os corais que dão abrigo à vida marinha e que estão a morrer por causa do plástico que vai parar aos oceanos.

Para assinar click na foto acima.

Para assinar click na foto acima.

Há já 20 anos que os membros do Pantone Color Institute se reúnem para fazer uma análise das atuais e futuras tendências e decidem uma cor como mote para o ano seguinte, que acaba por influenciar todas as áreas.

Texto: Andreia Guerreiro