Saiba como gerir conflitos em todos as suas relações.

Saiba como gerir conflitos em todos as suas relações.

Saiba como gerir conflitos em todas as suas relações

 

 

Sempre buscamos (e é excelente que assim permaneçamos fazendo) manter uma boa relação com as pessoas do nosso convívio pessoal, laboral, amoroso, familiar e assim por diante. Ter relações saudáveis e frutíferas fazem parte do conceito de felicidade e exercem benefícios diretos e indiretos sobre diversos aspectos de nossas vidas.

Entretanto, nem tudo está 100% isento de problemas. As relações, sejam elas de qual tipo for, estão sujeitas a problemas e conflitos diversos. À despeito de nossa positividade, eventualmente lidamos com problemas que surgem nesses relações e geram conflitos.

A forma que esses conflitos irão ser vivenciados vai depender da personalidade de cada pessoa e como a relação entre elas foi construída. Entretanto, se soubermos como gerenciar esses conflitos, podemos resolvê-los de forma mais tranquila e até mesmo evitá-los.

Mas afinal, o que é conflito? Bem, podemos definir conflito como um estado de desarmonia e choque de interesses ou ideias entre as pessoas. Cada pessoa é única, com seu jeito único de ser, com ideias próprias, visões de mundo, experiências e assim por diante. Por cada um de nós sermos diferentes e carregarmos essa bagagem diferenciada no nosso convívio, pode haver esse confronto de mundos.

Há uma infinidade de razões para se chegar a existência dos conflitos. Uma pessoa pode querer assistir um reality show enquanto o companheiro quer ver um filme; um investidor tem uma política mais conservadora, enquanto o colega é mais arrojado; uma mãe pode experimentar conflitos entre suas questões do lar e elementos pertinentes ao seu trabalho.

Não existem fórmulas prontas, mas há algumas dicas de grande auxílio para a gestão dos conflitos.

·       Repense seus pensamentos e atitudes

É comum querermos culpar os outros e julgá-los. Mas devemos lembrar que também temos pensamentos e atitudes que podem ser consideradas negativas pelo outro.

·       Percepção e compreensão do outro

Uma relação é feita de duas ou mais pessoas. Sendo assim, é fundamental sermos mais sensíveis e perceptivos e observarmos melhor o outro e compreendê-lo.

 

 

·       Saber ouvir e saber falar

Mesmo que sua intenção de resolver um conflito seja boa, um modo inadequado de falar pode acabar prejudicando, assim como não ouvir e consequentemente não interpretar bem o que está sendo falado.

·       Estabeleça benefícios mútuos

Um conflito é bem gerenciado quando todos saem compreendidos e se estabelece uma relação de ganha-ganha. Todos podem e devem ser igualmente beneficiados na solução.

Existem, desse modo, diferentes razões para que os conflitos ocorram. É algo comum e frequente, devido às dificuldades em lidar com essas diferenças. No entanto, eles podem ser bastante desgastantes, ainda mais dependendo do modo como são vivenciados.

Independente do contexto, a gestão do conflito e a chegada em um denominador comum são essenciais para o desenrolar de uma série de atividades e do ponto em comum, seja a casa, a empresa e assim por diante.

Síbia Keila

www.sibiakeila.com

Bianca Lupoli Edwards      Head of International Affairs    Switch Number :  01708 300 170   Direct Number :  0203 417 0335   E:  Bianca@aspectplus.co.uk   Address: 40a Station Road, Upminster, Essex, RM14 2TR  switchboard: (UK ) 01708 300170  f:  01708 202472

Bianca Lupoli Edwards

Head of International Affairs

Switch Number : 01708 300 170

Direct Number : 0203 417 0335

E: Bianca@aspectplus.co.uk

Address: 40a Station Road, Upminster, Essex, RM14 2TR

switchboard: (UK) 01708 300170 f: 01708 202472