Saiba como gerir conflitos em todos as suas relações.
Saiba como gerir conflitos em todas as suas relações
Sempre buscamos (e é excelente que assim permaneçamos fazendo) manter uma boa relação com as pessoas do nosso convívio pessoal, laboral, amoroso, familiar e assim por diante. Ter relações saudáveis e frutíferas fazem parte do conceito de felicidade e exercem benefícios diretos e indiretos sobre diversos aspectos de nossas vidas.
Entretanto, nem tudo está 100% isento de problemas. As relações, sejam elas de qual tipo for, estão sujeitas a problemas e conflitos diversos. À despeito de nossa positividade, eventualmente lidamos com problemas que surgem nesses relações e geram conflitos.
A forma que esses conflitos irão ser vivenciados vai depender da personalidade de cada pessoa e como a relação entre elas foi construída. Entretanto, se soubermos como gerenciar esses conflitos, podemos resolvê-los de forma mais tranquila e até mesmo evitá-los.
Mas afinal, o que é conflito? Bem, podemos definir conflito como um estado de desarmonia e choque de interesses ou ideias entre as pessoas. Cada pessoa é única, com seu jeito único de ser, com ideias próprias, visões de mundo, experiências e assim por diante. Por cada um de nós sermos diferentes e carregarmos essa bagagem diferenciada no nosso convívio, pode haver esse confronto de mundos.
Há uma infinidade de razões para se chegar a existência dos conflitos. Uma pessoa pode querer assistir um reality show enquanto o companheiro quer ver um filme; um investidor tem uma política mais conservadora, enquanto o colega é mais arrojado; uma mãe pode experimentar conflitos entre suas questões do lar e elementos pertinentes ao seu trabalho.
Não existem fórmulas prontas, mas há algumas dicas de grande auxílio para a gestão dos conflitos.
· Repense seus pensamentos e atitudes
É comum querermos culpar os outros e julgá-los. Mas devemos lembrar que também temos pensamentos e atitudes que podem ser consideradas negativas pelo outro.
· Percepção e compreensão do outro
Uma relação é feita de duas ou mais pessoas. Sendo assim, é fundamental sermos mais sensíveis e perceptivos e observarmos melhor o outro e compreendê-lo.
· Saber ouvir e saber falar
Mesmo que sua intenção de resolver um conflito seja boa, um modo inadequado de falar pode acabar prejudicando, assim como não ouvir e consequentemente não interpretar bem o que está sendo falado.
· Estabeleça benefícios mútuos
Um conflito é bem gerenciado quando todos saem compreendidos e se estabelece uma relação de ganha-ganha. Todos podem e devem ser igualmente beneficiados na solução.
Existem, desse modo, diferentes razões para que os conflitos ocorram. É algo comum e frequente, devido às dificuldades em lidar com essas diferenças. No entanto, eles podem ser bastante desgastantes, ainda mais dependendo do modo como são vivenciados.
Independente do contexto, a gestão do conflito e a chegada em um denominador comum são essenciais para o desenrolar de uma série de atividades e do ponto em comum, seja a casa, a empresa e assim por diante.
Síbia Keila