Qual dívida pagar primeiro?

Qual dívida pagar primeiro?

 

Por Dra. Síbia Keila

 

            Quando você começa o plano de pagar as dívidas, obviamente vai ser difícil pagar tudo de uma vez. Porém, não existe uma fórmula pronta para te ajudar a definir qual conta deverá ser paga primeiro.

            Mas existem duas possibilidades pra se começar o plano de ação:

A primeira é saldar as contas essenciais, para evitar o corte no suprimento das necessidades essenciais da família.

A segunda possibilidade é começar pagando as dívidas que tem bens como garantia.

E, por último, priorize as dívidas com maior taxa de juros.

Negocie e obtenha as melhores condições, mostre que você passou momentos difíceis, mas está empenhado a cumprir com todos os seus compromissos.

Mas não se esqueça que as negociações, os acordos e os parcelamentos das dívidas também precisa se encaixar no seu novo orçamento.

Caso contrário, vai ficar bastante difícil honrar os compromissos assumidos e pior que não pagar uma dívida, é não pagar uma dívida que foi negociada pela segunda vez.

Portanto fique atento, se for preciso prolongue prazos para diminuir as prestações. Faça isso quanto for necessário para que a parcela caiba em sua disponibilidade de recursos.

Para saber exatamente qual é a sua capacidade de pagamento, faça um diagnóstico financeiro e redesenhe o seu orçamento de uma maneira que ele contemple a retenção de 10% dos seus ganhos.

Isso mesmo, mesmo com dívidas e inadimplente, essa reserva vai ser essencial nesse momento de retomada do equilíbrio financeiro.

Tente incluir também a reserva mensal para os sonhos, o saldo para pagamento das despesas atuais cotidianas e a margem mensal para saldar as dívidas atrasadas.

Quando eu digo reserva, não pense que você deve destinar altos valores para cada coisa.

O mais importante de tudo é que você desenvolva o hábito de poupar para os mais diferentes sonhos.

Então não importa se você guarda 1 dólar ou 1000 dólares, porque no fim das contas o mais importante é que você sustente esse hábito durante toda sua vida, para conquistar os objetivos de curto, médio e longo prazo.

E se, no fim das contas, você concluir que pode pagar um pouco mais para o banco, ótimo!

Lembre-se recuperar o equilíbrio financeiro deve ser o seu maior sonho e a sua prioridade.

 

Contate-nos para uma consulta gratuita.    MUDE O ASPECTO DA SUA VIDA!    Switch Number : 01708 300 170    Direct Number : 0203 417 0335    E: Info@aspectplus.co.uk

Contate-nos para uma consulta gratuita.

MUDE O ASPECTO DA SUA VIDA!

Switch Number : 01708 300 170

Direct Number : 0203 417 0335

E: Info@aspectplus.co.uk