Empreendedorismo digital: como criar o seu negócio

Empreendedorismo digital: como criar o seu negócio

O avanço da tecnologia fez da internet um campo fértil para o empreendedorismo digital. Sabe o que isso significa? É hora descobrir como criar seu negócio!

O comércio tradicional, com lojas físicas, tem perdido muitos clientes para as lojas virtuais. Isso tem levado ao fechamento de muitas lojas das grandes marcas brasileiras, mas você sabe por quê? Você já deve ter reparado que as grandes empresas costumam oferecer preços ainda mais competitivos em suas lojas virtuais, certo? Isto ocorre porque o seu custo para manutenção de uma loja online é infinitamente menor do que de uma loja física. Pense conosco, as lojas virtuais:


  • Não precisam ter uma porção de funcionários, que possuem um altíssimo custo de encargos trabalhistas;

  • Não pagam aluguel do espaço, apenas o domínio e servidor, o que é inferior aos melhor pontos comerciais das grandes cidades;

  • Não há custo de contas como água e luz;

  • Não há cobrança de condomínio ou IPTU;

  • Ainda que tenha funcionários, eles podem trabalhar de casa, o que também reduz custo de um escritório centralizado.


Essas são apenas algumas das vantagens que tem levado muitos jovens brasileiros a optar por empreender se valendo das facilidades que a era da internet trouxe para nossas casas. 


O que é empreendedorismo digital?


Você já deve ter ouvido esse termo antes e se não entendeu o que ele significa, vamos te explicar direitinho o que é e como você pode se tornar um empreendedor digital.


O empreendedorismo digital tem recebido muita atenção pela proliferação de pessoas se valendo das redes sociais e da internet para iniciar o seu próprio negócio. Trata-se de um modelo de negócios diferente do tradicional, onde o empreendedor aproveita uma plataforma online para iniciar sua empresa com fins de obtenção de lucro.


Existem diversas oportunidades online, porém as mais comuns são duas: 


  • a venda de um produto ou serviço que você mesmo seja o produtor e fornecedor; e

  • a venda de produtos de terceiros.


Em ambos os casos, você vai encontrar sites dedicados ao comércio online e grupos nas redes sociais onde você pode não apenas divulgar o seu trabalho, mas também ganhar visibilidade e até efetuar vendas.


Para isso, existem alguns caminhos. Você pode criar seu próprio site ou recorrer a sites de venda como Mercado Livre, OLX e Elo7. Existem ainda a possibilidade de começar apenas através de perfis nas redes sociais como Facebook e Instagram, onde você tem um grande mercado de grupos de compra e venda de produtos.


Como começar?


O primeiro passo, e talvez o mais o importante, é definir em que mercado você vai atuar. Se você já produz alguma coisa ou domina alguma habilidade, você pode começar por aí. É precisa traçar uma estratégia desde o começo e não comece seu projeto antes de delinear bem como ele será. 


A escolha de onde você vai atuar deve ter alguma relação com áreas que você domine e tenha um vasto conhecimento, não adianta entrar em um mercado que você nunca teve qualquer contato e esperar que a prática vá te ensinar. As chances de sucesso serão muito menores se você se aventurar pelo desconhecido.


Em seguida, escolha um nome, invista um tempo em pensar na sua identidade visual. Se você optar pela construção de um site, você precisa pensar em todo o layout, que deve estar em harmonia com a logo e estar ligado ao seu mercado. Se você quer entrar no mercado de videogames, não adianta fazer um site lavanda com flores, pois o seu público não vai se conectar com ele.


Agora vem a parte mais difícil: mão na massa! Você precisa ter alguns conhecimentos mínimos de marketing digital para saber como fazer a divulgação do seu negócio. Existem inúmeros cursos, do básico ao avançado, e você pode encontrar até mesmo alguns gratuitos. Pense que esse tempo de estudo vai se reverter em novos clientes em potencial e ele é necessário para que seu projeto decole.


Conforme você tenha mais flexibilidade e mais verbas, você pode pensar em buscar profissionais especialistas no mercado digital, que podem tornar o seu negócio ainda mais atrativo ao público.


Lembre-se: é necessário ter muita dedicação e investir muito tempo, mas com empenho, você pode ir longe!

  • Fonte: Universia Brasil



Previous
Previous

AUTOR PUBLICA LIVRO SOBRE NOSSA SENHORA APARECIDA

Next
Next

Roda de Samba acontece no próximo dia 27 de outubro