Arthur Nogueira em Londres.

Arthur Nogueira se apresenta pela primeira vez em Londres com o show Coragem de poeta

“Coragem de poeta” é o novo espetáculo de voz e violão do cantor e compositor brasileiro Arthur Nogueira. Baseado no EP homônimo, lançado em 2019, o show intimista foca no repertório autoral do artista sem, no entanto, deixar de homenagear compositores cujas obras fazem da música, há muitas décadas, um farol da liberdade na América do Sul. 

“O EP surgiu do desejo de, por um lado, compreender a importância desses artistas em minha própria vida e obra e, por outro, de contribuir com meu trabalho para que, em alguma medida, suas vidas e obras não se percam nas sombras de intolerância que tomam conta do Brasil”, explica Nogueira sobre o repertório do EP, que abrange canções do repertório de grandes nomes da música brasileira e sul-americana, como Renato Russo, Cássia Eller, Cazuza, Antonio Cicero, Maria Bethânia, Mercedes Sosa e María Elena Walsh. 

Além do repertório do EP, o show “Coragem de poeta” apresenta músicas dos álbuns anteriores do artista: “Sem medo nem esperança” (2015) e “Rei Ninguém” (2017), e também o que ele define como “canções de afeto”. “Reuni canções dos meus discos e outras que gosto de cantar em casa. Por exemplo, “Janelas abertas”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, o poeta que desmantelou as fronteiras entre a poesia e a canção popular no Brasil”, antecipa. Em Londres, o artista ainda promete cantar uma das canções mais emblemáticas do repertório de Tom Waits, "Anywhere I lay my head", que cita uma expressão muito comum no Reino Unido: "I went and set the Thames on fire."

  

Arthur Nogueira (Belém, 1988) compreende a música como potencial divulgadora de grandes obras literárias do Brasil e do mundo. Apontado pela crítica como o artista contemporâneo responsável por “renovar a tradição dos poetas na canção brasileira” (O Globo), gravou quatro álbuns, é parceiro de grandes nomes da poesia brasileira e sua música pop conjuga tradição e modernidade. Seu álbum mais recente, “Rei Ninguém”, foi indicado ao 19th Latin Grammy na categoria Best Engineered Album.  Tem canções interpretadas por grandes vozes brasileiras, como Gal Costa e Fafá de Belém.

Saiba mais em arthurnogueira.com


Tiago Di Mauro

thumbnail_ARTHUR LIVE IN LONDON - instagram.jpg