Martelar é fácil, o difícil é saber onde bater!

Já dizia o ditado popular que prego fora da madeira leva martelada!
Martelar é fácil, o difícil é saber onde bater!

 

Por várias vezes conversamos com pessoas que sabem que precisam fazer seu negócio aparecer, porém não tem a mínima ideia de onde e como fazer isso.

Será que eu devo divulgar em uma rádio local? Ou será que é melhor fazer panfletagem? Talvez carro de som? Quem sabe facebook? Televisão? Meu Deus o que fazer?!?!?!?!

Dúvidas.jpg

Entenda, cada negócio tem um público alvo, assim como cada uma dessas mídias também tem seu público. Compreender isso é um dos componentes que podem fazer com que você tenha sucesso.

Em nossa experiência conseguimos hoje identificar de forma muito precisa para nosso cliente qual ou quais as mídias ideais onde deve ser investido seu dinheiro.

Seguem alguns pontos que levamos em consideração e que podem te ajudar nessa escolha:

1 – Orçamento: IMAGEM ORÇAMENTO

Baseado na verba disponível conseguimos começar a definir onde investir. Por mais que isso pareça obvio muita gente comete erros básicos ligados a esse ponto. 
Existem três pontos muito importantes quando pensamos em mídia: Volume x Frequência x Recência. Vamos ignorar por um momento a qualidade do anúncio, mas de forma simplória, o consumidor vai lembrar mais de quem anunciou por mais tempo (frequência), com um intervalo de tempo menor (Volume) e mais próximo do momento em que ele está disposto a consumir aquele produto (recência). Por vezes fazer um anúncio somente no veiculo de maior audiência pode ser preterido por um veiculo mais segmentado que possui um valor mais acessível para atingirmos os 3 pontos mencionados. Volume x Frequência x Recência.

2 – Público Alvo: 

Público Alvo.jpg

Saber se quem consome seu produto é também consumidor daquela mídia que você está avaliando é fundamental. Em campanhas digitais, portais online e veículos que possuem dados captados por métricas de medição ou por meio de pesquisas isso fica muito fácil, com todos os relatórios de perfis demográficos de acesso dos seus usuários, porém, será que todo lugar que você está pensando em divulgar te oferece isso?

Talvez a pergunta ainda deva ser, será que você sabe de fato quem é seu público alvo?

Meu público alvo é homem ou mulher? Qual idade? É casado? Tem filhos? Que faixa econômica ele está inserido? Quais produtos ele consome além do meu? Como ele descobriu minha empresa? Existem outras infinitas perguntas que você deve se fazer.  Se você ainda não sabe essas respostas, existe uma grande chance de você não investir da melhor maneira possível, mas não se preocupe nos chame que te ajudaremos a definir seu público alvo e onde investir com assertividade!

 

O QUE ANUNCIAR.jpg

3 – O que vou anunciar:

Aqui não estamos falando de público alvo, mas sim, de saber se a mídia vai cumprir o papel necessário para aquilo que quero anunciar. Vamos explicar:

Tenho um restaurante e quero divulgar que toda segunda-feira ofereceremos um desconto de 50% nas porções. Talvez nesse caso um anúncio em uma revista mensal não seja o principal veículo para essa campanhas por conta da periodicidade e o que queremos anunciar!

Quem sabe se avaliarmos a verba disponível, o público alvo e o que vou anunciar, nesse caso seja ideal anunciarmos nas redes sociais, somente para quem interesse no perfil de comida que eu sirvo e somente as segundas-feiras... talvez?! É provável, mas pra ter certeza é importante avaliarmos tudo muito detalhadamente.

Para saber mais, entre em contato conosco pelo website:

 www.delgadopublicidade.com ou pelo instagram @delgado_publicidade