Para onde vai sua reclamação?

Para onde vai sua reclamação?

Elaine Lopes

Em primeiro lugar eu quero te dar um aviso: reclamar não irá te levar a nada. Nem a lugar nenhum. Provavelmente só fará gastar sua energia com palavras negativas. E certamente te dará mais rugas. Mas você já parou para pensar para onde vai a sua reclamação.

Precisamos ter em mente dois fenômenos que ocorrem durante uma reclamação: o foco no negativo e a estagnação. Quando você foca no que já é negativo em uma determinada situação, tende a ter mais dificuldade em encontrar a solução para ela, ou simplesmente se beneficiar do que de positivo aquela situação pode te oferecer. Por esse motivo, você entra em um ciclo de estagnação que te impede de agir para frente, fazendo com que permaneça no lugar incômodo e aumente ainda mais seu nível de reclamação.

Uma pessoa que deseja realmente crescer, melhorar e evoluir deve, em primeiro lugar e acima de tudo, desejar genuinamente que algumas mudanças ocorram em sua vida. Para tanto, ela deve saber que para as mudanças externas ocorram, em qualquer área de sua vida, é essencial que haja, antes, uma mudança interna. 0

 

Ou seja, que ela mude sua forma de pensar, de agir e de se comportar diante da vida. É fato que se você continuar tendo as mesmas atitudes irá permanecer obtendo os mesmos resultados. E reclamar te leva a isso: fazer sempre as mesmas coisas.Isso significa que para obter novos resultados é preciso ter novas atitudes!

Sem contar que o ato de reclamar te faz liberar energias e, fisiologicamente, hormônios que podem ser prejudiciais a você mesmo . 

Parece óbvio! No entanto, é impressionante a quantidade de pessoas que vivem reclamando da situação em que se encontram, da vida que têm levado e das frustrações que colecionam no decorrer de suas vidas, mas nada fazem para alterar seu status quo.

Essas pessoas reclamam, reclamam e reclamam, mas não se arriscam a mudar absolutamente nada! Continuam fazendo tudo igual, todos os dias, automaticamente, como se fossem máquinas. Esquecem que em suas vidas existe, por trás dessas atitudes, uma nobre missão a ser cumprida. Vivem como se a vida fosse uma seqüência de atitudes sem sentido!

Pessoas que vivem sob reclamações tendem a ter um mindset muito crítico e rígido. Portanto, raramente aceitam sugestões de melhorias em suas vidas. Até porque, muitas vezes, se beneficiam com o papel de vítima no qual se colocam. Criam as “desculpas” para permanecerem onde estão.

Portanto, aproveito esse post então para sugerir sutilmente que se você não está satisfeito com a vida que tem levado, se deseja realmente mudar, melhorar, tornar-se uma pessoa mais feliz, que você comece a agir de modo diferente! Não sabe como? Tudo bem, mas saiba que isso não é motivo para desistir! Procure ajuda, leia, faça cursos, observe pessoas bem-sucedidas, procure uma terapia…

Conscientize-se, de uma vez por todas, que as mudanças em sua vida dependem de você. Pode parecer pesado aceitar, mas você é o único responsável por ela!!! Enfrente seus medos, saia da casca, baixe suas defesas. Pare de reclamar e comece a ver as mudanças acontecerem… E aja, para que você não tenha mais motivos para reclamar!

Vem comigo e viva leve!

 

 

contato@elainelopes.com.br

Elaine Lopes é Psicóloga, Coach Sistêmico, Membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL, MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade.


Atua nos atendimentos psicoterapêuticos (terapia cognitiva comportamental) e como Coach de vida e de emagrecimento.