Tieta em Londres.

StoneCrabs

International Theatre Company apresenta

‘Tieta, The Trial’

Adaptada e dirigida por Franko Figueiredo

Romance de Jorge Amado nos palcos do Reino Unido

Uma peça provocativa e subversiva, com relevância contemporânea, ‘Tieta, The Trail’ estará em turnê no Reino Unido neste verão, como parte do Isle of Wight Pride Festival, e nas cidades de Newport, Ventnor, Portsmouth e Londres. Na capital inglesa, as apresentações acontecem em julho em quatro diferentes teatros.

LONDRES, MAIO 2018 – ‘Tieta, The Trail’ é uma trama LGBTQ, sombria e cômica, adaptada do romance brasileiro "Tieta do Agreste" de Jorge Amado, um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Apresentada em inglês, com música ao vivo, histórias e danças, Tieta entrelaça fato e ficção para emocionar o público.

Vinte e seis anos depois de ter sido forçado a deixar sua cidade no interior, Antonio retorna como Tieta, uma mulher trans e milionária. Tieta promete transformar a fortuna da cidade, mas há uma condição para a sua caridade: a busca pela justiça. Seria o apelo de Tieta por justiça uma tentativa de vingança? ‘Tieta, The Trial’ destaca questões problemáticas atuais, que vão desde pobreza, riqueza e ganância até a exclusão social e igualdade.

O espírito questionador de Tieta brilha com perguntas do tipo: o preconceito é induzido pela igreja? O ser humano está fadado a sucumbir a atos de corrupção? O que causa isso? Necessidade? Ganância? Quão consciente estamos a respeito dos estragos causados por pequenas atitudes diárias?

"Adoro observar as respostas e a reações do público quando assisto performances que, com sorte, desafiam visões e percepções da audiência. É maravilhoso poder adaptar esses trabalhos clássicos e apreciar sua relevância hoje”, diz o diretor Franko Figueiredo.

‘Tieta, The Trail’ tem o suporte do Arts Council England e o patrocínio da AspectPlus.

Time Out sobre a StoneCrabs:

‘A Companhia StoneCrabs Theatre faz um trabalho magnífico de apresentar pela primeira vez peças que são imerecidamente negligenciadas para o público do Reino Unido’

UK Tour – Programação em Londres

26 June, Marylebone Theatre, London (Press Night)

Tickets: https://goo.gl/dvmPwC

13 July 2018 - Soho Theatre, London

Tickets: https://goo.gl/2JpuCW

28 July 2018, ETC Theatre, Camden Town, London

Tickets: https://goo.gl/UUTodH

31 July and 1st August, Camden People's Theatre, Camden Fringe Festival, London

Tickets: http://camdenfringe.com/

Contato para imprensa: Ana Toledo 078 2732 4612 – press@stonecrabs.co.uk

Notas para o Editor

SOBRE JORGE AMADO

Jorge Amado (Itabuna, 10 de agosto de 1912 — Salvador, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX, e em 1995 deixa o PCB (Partido Comunista Brasileiro). Jorge é o autor mais adaptado do cinema, teatro e da televisão. Verdadeiros sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra foram criações suas. A obra literária de Jorge Amado – 49 livros, ao todo – também já foi tema de escolas de samba por todo o País. Seus livros foram traduzidos em 80 países, em 49 idiomas. Jorge foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho, mas em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994, a sua obra foi reconhecida com o Prêmio Camões. Mais informações: http://www.jorgeamado.org.br/

 

SOBRE TIETA DO AGRESTE

Publicado em 1977, o livro apresenta uma situação dramática clássica: a de uma adolescente que denunciada por sua irmã Perpetua a seu pai Zé Esteves de suas aventuras e liberdade recebe uma surra de cajado, e é escorraçada de casa pelo pai. Depois de mais de 25 anos ela volta rica e poderosa para cidade de Sant'Ana do Agreste. A sua volta estão típicos representantes do interior baiano, lutando pela sobrevivência, defendendo ou resistindo a preconceitos, almejando pequenas ambições e que compõem um painel vivo dos conflitos e consequências provincianos que antecedem a chegada de sinais do progresso. Jorge Amado teve várias obras adaptadas para cinema, televisão e teatro, incluindo Tieta do Agreste. Em 1989 a TV Globo apresentou a telenovela Tieta, sucesso no Brasil e em outros países como Portugal. Em 1996 foi realizado o filme Tieta do Agreste, baseado no romance, dirigido por Cacá Diegues e com Sônia Braga e Marília Pêra nos papéis de Tieta e Perpétua.

 

SOBRE FRANKO FIGUEIREDO

Franko Figueiredo é co-fundador e co-diretor artístico da Companhia de Teatro StoneCrabs e artista associado do The New Theatre Royal, em Portsmouth. Ele começou sua carreira como ator e escritor, trabalhando nos teatros Gamboa, Vila Velha, Castro Alves no Brasil (Bahia) e no Reino Unido nos teatros Gate e Royal Court. Franko é especialista na técnica Teatro de Imagem de Boal; Tadeusz Kantor; Shakespeare; Intertextualidade teatral; Tradução de Teatro (Inglês/Português); Facilitação/Direção de Teatro Infantil. Atualmente Franko dirige e produz workshops no Reino Unido, Japão e Brasil.

 

SOBRE STONE CRABS

A StoneCrabs é uma companhia sem fins lucrativos que trabalha com profissionais internacionais e diversificado, para levar ao palco informação e desafio. A StoneCrabs tem como objetivo principal oferecer suporte e espaço aos profissionais iniciantes, no qual podem desenvolver seu estilo e voz enquanto se estabelecem na indústria britânica de teatro. Baseando-se na criatividade de artistas e escritores de diferentes culturas, a companhia busca criar uma compreensão mais profunda da riqueza e diversidade da sociedade em que vivemos, levando o teatro além das fronteiras. Com 18 anos, hoje a StoneCrabs atua em todo Reino Unido.

 

Mais informações: http://stonecrabs.co.uk/

No Facebook @StoneCrabsTheatre,

Pelo Twitter @StoneCrabsTC.

 

 

AspectPlus_0217-BR.compressed (4)_Image.jpg
19787085_1939854599627422_5594486277760228004_o.png