Liberdade

Trabalho de Liberdade - A fotografia de Lita Cerqueira

Em comemoração aos 130 anos da abolição da escravatura no Brasil


Em um país onde o racismo ainda é uma questão social e econômica, o trabalho de Lita Cerqueira vem registrando a cultura afro-brasileira há 45 anos. Em Labour of Freedom (Trabalho de Liberdade), serão expostas expressões de liberdade mostrando os afro-brasileiros em alguns habituais de suas vidas, trabalhando, brincando, rezando. As imagens foram tiradas entre 1976 e 1999 no Nordeste do Brasil e no Rio de Janeiro ao longo da carreira da Lita.


A exposição é compartilhada em três partes:

Na primeira parte, serão mostradas imagens de mulheres trabalhando de forma independente e interagindo entre si ou simplesmente com a câmera.

Essas mulheres refletem em seus olhares gerações de suas posições econômicas e sociais dentro da sociedade. Ainda assim, eles se dedicam ao trabalho, o de sua escolha. Em várias ocasiões, as mães solteiras são responsáveis por apoiar seus filhos de forma independente e às vezes uma família maior.


A segunda parte da exposição mostra um jogo de capoeira no espaço urbano de Salvador, capital da Bahia. A capoeira é uma forma fundamental de expressão cultural histórica afro-brasileira. Hoje em dia, a Capoeira é jogada em vários locais do mundo, desde os locais rurais do Brasil até os estúdios da moda em Nova York ou no Japão. Mestre Cebolinha era um conhecido mestre de capoeira fazendo "rodas" ao redor do Mercado Modelo de Salvador.


A última seção da exposição mostra retratos casuais de figuras artísticas importantes, representantes e embaixadores da cultura afro-brasileira no país.


E mesmo depois de 130 anos, o Brasil ainda luta contra a herança da escravidão, que afeta a igualdade na alfabetização, as oportunidades de emprego e a expectativa de vida. A cada 23 minutos um jovem negro morre no Brasil, em 2016, por exemplo, 23.100 jovens negros entre 15 e 29 anos foram assassinados

[Relatório de Lindbergh Farias (PT-RJ), 2016]. O Brasil passa por uma política caótica, 2018 também é um ano de eleição no Brasil e esperamos continuar esse entendimento do problema ainda existente, aumentando a conscientização sobre essas várias questões.


Precisamos manter o diálogo sobre o racismo em andamento porque, apesar da abolição da escravidão, a discriminação de raça e cor é uma questão não apenas no Brasil, mas em muitas sociedades. O Trabalho da Liberdade conecta o Reino Unido e o Brasil, mais uma vez, porque a Grã-Bretanha influenciou a abolição da escravatura no Brasil, que foi o último país do mundo ocidental a fazê-lo. Na época em que foi abolida, em 1888 (55 anos depois do Reino Unido), estima-se que quatro milhões de escravos haviam sido importados da África para o Brasil, 40% do número total de escravos trazidos para as Américas.


A herança africana no Brasil trouxe muito à diversidade e riqueza da cultura brasileira e do Trabalho de Liberdade que celebra a beleza e a alegria da comunidade afro-brasileira.


Lita Cerqueira é fotógrafa no Brasil, nascida em Salvador em 1952, que fotografa a cena negra na Bahia há cerca de 45 anos. Originalmente uma atriz Lita trabalhou com importantes diretores como Neville de Almeida, Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha pelo país. A partir de 1973, passou a dedicar-se exclusivamente à fotografia, focando em particular a condição da população africana no Brasil. Em 1976 realizou a primeira exposição individual, com as suas séries "Festas Populares na Bahia" e "A Arquitetura de Salvador Centro Histórico", mas diligente para grandes concertos ela rapidamente entra na cena fotografia e fornece um valioso arquivo contendo imagens de Maria Bethânia, Gal Costa, Rita Lee, João Gilberto, Jorge Ben, Dorival Caymmi, Luís Melodia, Chico Buarque, Toninho Horta, Ney Mato Grosso, Milton Nascimento, Alceu Valença, Cazuza, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Nara Leão, Carlinhos Brown, Cassia Heller, entre outros.


Foi com Gilberto Gil e Caetano Veloso que Lita criou uma relação de amizade e hoje reúne uma série de fotos do cotidiano dos artistas, coletando histórias interessantes da trajetória desses personagens emblemáticos da música brasileira. Em janeiro de 1993, Lita fez sucesso no Brasil e na Europa com o lançamento de sua primeira coleção de cartões postais "humanos" e fotos inéditas de Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Gilberto, Chico Buarque, Milton Nascimento, Carlinhos Brown e Peter Tosh. Ao longo dos anos, as imagens de Lita foram publicadas em vários livros, revistas e capas de álbuns. Lita expôs no Brasil e na França, Itália, Alemanha e EUA.


Trabalho de Liberdade é produzido por Brazilicty CIC http://braziliarty.org/

Curadoria: Alicia Bastos

To make this exhibition happen please DONATE: https://www.crowdfunder.co.uk/labour-of-freedom-by-lita-cerqueira 

Opening & Panel discussion: 1 May - 18:00
The exhibition will last until the 20 May

REGISTER HERE: https://ilas.sas.ac.uk/events/event/16034 for attending the exhibition opening & panel discussion.

upload.jpg
upload.jpg
upload.jpg
upload.jpg