Aproveite suas férias nas ilhas canárias.

Aproveite suas férias nas ilhas canárias.

APROVEITE SUAS FÉRIAS NAS ILHAS CANÁRIAS.

Quem já conhece as Ilhas Canárias quer voltar. Quem não conhece, precisa conhecer!

Veja o que visitar nas Ilhas Canárias e aproveite ao máximo esse pequeno paraíso na Espanha. As Ilhas Canárias são um arquipélago formado por dois grandes conjuntos de ilhas que englobam muitas outras ilhas e que fica no extremo sudoeste da Espanha, quase fazendo fronteira com Marrocos, na África. Só pela localização, já dá para imaginar que o forte é o clima agradável e muito turismo. Mas além de praias e belezas paradisíacas, as ilhas têm muito mais a oferecer.

O arquipélago canário tem sete ilhas. E nem todas são exatamente parecidas. É preciso conhecer as atrações particulares que cada uma das Ilhas Canárias tem. Gosta de esportes de aventura? Talvez você vá preferir Fuerteventura. Curte cultura, arquitetura, sustentabilidade e vinhos? Então Lanzarote é a sua pedida. Tá a fim de ver museus? Os de Gran Canária são ótimos.

A temporada turística é o ano todo, mas a coisa esquenta quando todo o território europeu esfria. A altíssima temporada vai de outubro a abril/maio. Em julho e agosto o forte é o turismo doméstico. Esses números, somados à distância do continente, fazem com que sua primeira preocupação numa viagem às ilhas tenha que ser com a compra do voo.

Regra 1:  Antecedência na reserva dos voos. Para conseguir algo em conta, compre a parte aérea (no mínimo) 3 meses antes da viagem.

COMPANHIAS AÉREAS:

A oferta de voos é grande, e varia muito de ilha para ilha. Companhias aéreas como Iberia, Iberia Express, Air Europa, Vueling, Norwegian, Binter e Transavia, entre outras, operam voos para lá.

Para você pensar em termos de distância, as ilhas estão a  aproximadamente a 4 horas e  meia de voo de Londres; a 2 horas e meia de Madrid; e 3 horas de Barcelona.

Para voar entre as ilhas há duas opções: Binter Canarias e Canary Fly.

Barcos entre as ilhas: Duas companhias operam entre as ilhas: Fred Olsen, normalmente com barcos mais rápidos e caros, e a Naveira Armas. Por exemplo, um trajeto com Armas, desde Gran Canaria a Tenerife, leva 2 horas e meia/3 horas e custa a partir de £ 38.

Na maioria das ilhas, é imprescindível alugar carro. Todas as companhias tradicionais têm base nas Canárias, mas sempre recomendo a cia. Local – Cicar, que tem preços ótimos.


COMBINAÇÕES LEGAIS ENTRE AS ILHAS:

Dá para ficar uma semana em cada uma das ilhas, sem se entediar: )

3 dias em Lanzarote + 2 dias na Graciosa + 2 dias em Fuerteventura. A ilha mais louca (na minha opinião) em termos de paisagem é Lanzarote. Mas as melhores praias estão na Graciosa e em Fuerteventura. Uma travessia de barco de 25 minutos separa Lanzarote de Fuerteventura.

3 dias em Tenerife + 4 dias em Gran Canaria, que são as ilhas “capitalinas” do arquipélago, onde se encontram as grandes universidades públicas, e portanto as mais habitadas. Em Tenerife está o ponto mais alto da Espanha, que é um vulcão, o Teide. Que integra o parque nacional mais visitado do país e merece um dia todo. Também é a terra do nosso José de Anchieta, aliás, a cidade onde nasceu o frei é Patrimônio Mundial da Humanidade.

Gran Canaria é conhecida como o “continente em miniatura”, o que significa diversidade. Comece o dia com um trekking alucinante no centro da ilha e termine num spa relaxante de frente para o mar em Maspalomas. Deixe dois dias de relax no sul da ilha, onde o tempo é 99% fantástico.

3 dias em Tenerife + 2 dias em El Hierro + 2 dias em La Gomera ou La Palma: esta é a melhor combinação se seu negócio é natureza, turismo de aventura, e deixe este negócio de praia para outra viagem.

PRAIAS:

As praias são o principal atrativo das ilhas, já que o clima é bom o ano inteiro e elas podem ser aproveitadas os 12 meses do ano. No verão, a ilha fica muito lotada, então, se tiver oportunidade, prefira meses mais tranquilos e fora de alta temporada. Há muitas praias que você não pode deixar de conhecer, espalhadas em quase todas as ilhas. Em Gran Canaria, conheça a Playa del Inglés e a de Maspalomas. Em Tenerife, a Praia de Los Cristianos. Em Fuerteventura, a Playa de Sotavento, e em Lanzarote procure a Playa de Papagayo.


Faça uma excelente viagem!

KARLA BARBOSA