A moda dos festivais de versão.

A moda dos festivais de verão

shutterstock_642057646.jpg

Há um ditado no Reino Unido que diz que o verão só começa depois de Glastonbury.  O festival de música mais famoso do país é um dos primeiros a acontecer no calendário hoje em dia superconcorrido de shows de meados do ano.

Se juntarmos o calendário britânico ao de outros países europeus e os Estados Unidos (também famoso por festivais como Woodstock, e hoje em dia Coachella e Burning Man), há um festival para ir em todos os finais de semana da primavera e do verão, até mesmo o comecinho do outono.

shutterstock_441614269.jpg

Muitos desses festivais requerem acampamento por parte dos ‘festival-goers’ (como são chamados os espectadores), e saber o que vestir é primordial para otimizar espaço de mala, se adaptar à mudanças climáticas e ter conforto suficiente para aguentar 3 a 4 dias de festa. Por isso mesmo, o estilo que se vê nos festivais normalmente caminha independentemente do que ditam as semanas de moda. Claro que há influências como o aumento do uso de athleisure (roupas esportivas) ou roupas utilitárias, vistas nos últimos desfiles de moda tanto masculino quanto feminino, e que já aparecem por festivais nesta temporada. Contudo, o visual dos festivais ainda assim tem seu estilo próprio e merece atenção, especialmente por quem vai e para quem trabalha com moda jovem.

shutterstock_530243677.jpg

O look mais conhecido é o ‘boho chic’, iconizado pela modelo Kate Moss, que abusa da mistura de estampas florais em tops, vestidos e saias, com peças vindas do guarda-roupa roqueiro, como botinhas de cano curto e salto baixo (ou sem salto), jaquetas de couro ou camisetas de banda. Chapéus são sempre uma boa pedida, assim como óculos escuros e wellies, as famosas galochas para enfrentar a chuva e a lama. A influência da moda esportiva, assim como a utilitária, traz para o look leggings, crop tops e parkas impermeáveis. Outra grande influência neste ano vem do final dos anos 90 e início dos anos 2000, trazendo de volta o cenário das raves, com muitas peças coloridas, glitter e paetês. A mistura de peças é importante, e ter estilo próprio para vestir um look de festival é fundamental.

shutterstock_298905602.jpg