Estudo comprova os benefícios da Yoga para gestantes
Um estudo da Universidade de Manchester comprovou que a prática da yoga diminui os hormônios do estresse em até 14%.
A ansiedade de forma normal e controlada é algo que carregamos no dia- a dia, seja na espera por uma resposta de trabalho ou por uma viagem, mas essa ansiedade é intensificada ainda mais durante a gestação.
Uma mistura de sentimentos, a espera do bebê, o medo do parto e a preparação para criar e educar uma criança, além das influências hormonais.
Por mais que tudo isso pareça normal , estudos indicam que partos prematuros, nascimento de bebês com baixo peso e dificuldade de desenvolvimento da criança podem estar ligados ao excesso de estresse na gravidez.
Para chegar ao resultado de que a yoga pode sim ajudar nessa fase de ansiedade, o estudo realizado pela Universidade de Manchester dividiu 59 mulheres grávidas do primeiro filho em dois grupos : Um grupo que praticou exercícios de yoga por oito semanas e outro não. Esse período foi acompanhado por um questionário onde as gestantes respondiam sobre seu estado emocional.
Resultado : Após a analise dos questionários os pesquisadores concluíram que os exercícios de yoga diminuíram em até 14% os níveis do hormônio do estresse em apenas uma aula.
Além de melhorar as habilidades mentais, a yoga também ajuda na flexibilidade, respiração e e no equilíbrio da gestante.