Algarve

O Algarve. 

 

Karla Barbosa

Consultora de Viagem

 

 

Conhecido pelo sol que brilha durante todo o ano, praias paradisíacas, piscinas e mergulhos, bares e noites animadas. As praias, de excelente qualidade, e o mar com variados tons de azul convidam a umas férias inesquecíveis. Mas há também Serra e cultura, onde se vive em harmonia com a natureza e são mantidas as tradições de sempre.

 

Conhecida como “o segredo mais famoso da Europa”, a região de Algarve, em Portugal, é um verdadeiro colírio para os olhos. Com ensolaradas praias paradisíacas, destaca-se pela paisagem que envolve cavernas e grutas de calcário no meio de um mar azul intenso.

Ao sul do país, Algarve tem algumas das mais belas praias europeias ao longo dos 200 km da costa litorânea, como a Praia da Luz, a Armação de Pêra e ainda as fontes termais de Caldas de Monchique. Perder-se pelas ruelas da cidade, curtir a vida noturna animada ou a tranquilidade que se encontra em Sagres são alguns dos atrativos desse trecho português.

Quem vai para o Algarve para passar as férias de verão raramente fica menos do que uma semana. Sete dias são ideais para conhecer as praias dessa região e visitar as cidades, como Faro, Albufeira, Tavira e ir até a ponta de Sagres. É uma região muito rica em paisagens, praias de diferentes tipos, feirinhas, comércio e restaurantes. A lista de pontos turísticos do Algarve é extensa e vai muito mais além do que só praias. A noite algarvia também é outro ponto a destacar, com baladas incríveis que duram até o dia seguinte.

 

A região tem vários vilarejos de pescadores, interessantes para conhecer tradições e costumes, com fortes, artistas locais e eventos. Além de ter lugares muito fotogênicos. Os que mais recomendo são em Armação de Pera, Senhora da Rocha, Benagil, Carvoeiro, Ferragudo, Alvor e Carrapateira.

 

Esportes náuticos

O Algarve é líder em turismo náutico: as marinas são uma das melhores da Europa e a costa favorece diversos esportes aquáticos, como mergulho, passeios de barco e passeios curtos, que duram em torno de uma hora, para conhecer as grutas.

Cidades 

Como uma região famosa por lindas praias, as cidades do Algarve em Portugal podem até passar despercebidas. As mais charmosas e que recomendo para quem procura algo além de praias, se é que isso é possível. 

Faro – possui diversos monumentos e edifícios históricos de bela arquitetura portuguesa.

Sagres – Vilarejo de pescadores, com vários fortes. Caminho para o Cabo de São Vicente.

 

O Tempo do Algarve:

O Algarve é a região mais famosa de Portugal devido ao seu clima ameno durante todo o ano. Este paraíso na Terra conta com algumas das melhores condições climatéricas em toda a Europa, sendo perfeito para a prática dos mais variados tipos de atividades.

 

As amendoeiras em flor, em janeiro, dão as boas-vindas à Primavera que se aproxima, seguindo-se um Verão solarengo e um Outono alaranjado. Um destino realmente para todo o ano!

De fato, o Algarve é uma área privilegiada de Portugal e uma das mais estáveis do mundo. Raramente tem dias chuvosos e as temperaturas médias da água no Verão situam-se entre os 21/22 graus Celsius.

 

Devido à sua posição geográfica, o Algarve é influenciado pelo continente europeu, pelo Norte de África e pelos oceanos Atlântico e Mediterrâneo.

As temperaturas mais baixas e mais altas situam-se entre os 15 e os 31 graus Celsius, e seria um milagre se algum dia se encontrassem temperaturas negativas "NO" Algarve.

 

É difícil bater um dia ensolarado numa praia do Algarve. Depois de um mergulho no mar e de um delicioso almoço de marisco fresco à beira-mar, poderá praticar golfe num dos muitos fantásticos campos espalhados por esta região do sul, experimentar um novo desporto aquático ou visitar uma das muitas atrações culturais do Algarve.

Existem muitas atividades que poderá experimentar, e o Algarve oferece uma grande seleção durante todo o ano. No Inverno, faça uma agradável caminhada, passe um dia ao sol junto à praia ou desfrute de uma das muitas organizações multiculturais na cidade de Faro. Essas são apenas algumas das coisas que poderá fazer nesta região do sul de Portugal durante os meses mais frios.

Uma das razões pelas quais os turistas da Europa do Norte teimam em voltar: a esperança de encontrar umas horitas de sol!

Quando ir: 

Verão é a época mais procurada, por isso, mais cara. Quem procura mais tranquilidade no local e melhores preços deve ir na primavera ou outono.

 

·     Onde Ficar no Algarve em Portugal? 

 

Grande Real Santa Eulália Resort E Hotel Spa

Este hotel localizado em Albufeira, bem próximo de Algarve, consiste em uma das melhores opções para quem deseja usufruir de conforto e descanso.

Além das aconchegantes e bem decoradas acomodações, o agradável espaço do restaurante proporciona uma linda vista do mar, onde os turistas poderão usufruir de um delicioso café da manhã.

Também são servidas excelentes opções de almoço e jantar com sobremesas tipicamente portuguesas.

 

Júpiter Algarve Hotel

Situado na região de Portimão, este hotel é sem dúvida o que oferece melhor relação custo/benefício para os viajantes que passam pelo  Algarve.

Os quartos são modernos, confortáveis e decorados com muito bom gosto. Além da área de lazer com academia e piscina, os hóspedes poderão contar com um farto e diversificado café da manhã.

À noite, além de deliciosas opções de pratos e petiscos, são oferecidos vinhos e drinks especiais aos turistas.

 

 

Vale D’ Oliveiras Quinta Resort E Spa

Localizado em Barranco Fundo, na região da Lagoa, este hotel oferece confortáveis e aconchegantes acomodações.

O bom gosto na decoração do restaurante, o excelente (e farto) café da manhã e saborosas opções de pratos no almoço e no jantar também merecem atenção especial, fazendo a alegria dos hóspedes.

Para obter preços atrativos quanto às diárias nesses hotéis, é necessário fazer uma boa pesquisa de preços e realizar as reservas com antecedência, aproveitando para economizar.

Em suma, o Algarve em Portugal é o lugar perfeito para quem deseja usufruir de inesquecíveis dias de descanso no litoral do país, aproveitando, é claro, para saborear deliciosos pratos da cozinha mediterrânea e curtir as belíssimas praias.

 

Tenham uma excelente viagem!